Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

Ter animais de estimação, como cães e gatos, exige alguns cuidados. Muitas pessoas costumam pensar apenas nas adaptações que precisam ser feitas dentro de casa ou na hora de delimitar determinados espaços. Mas até mesmo o jardim precisa de um pouco de atenção. Existem plantas que podem ser venenosas tanto para os cães quanto para os gatos.

Na natureza, normalmente os animais acabam aprendendo quais são as plantas que oferecem algum risco para sua saúde. Mas os pets domésticos acabaram perdendo boa parte dessa capacidade de reconhecimento. E a curiosidade costuma falar mais alto para os pets que exploram os locais onde eles moram.

Por isso, é importante que este seja um trabalho realizado pelos próprios humanos, para retirar as possíveis fontes de perigo. Confira 5 plantas relativamente comuns que podem ser encontradas em diversos jardins, pátios e afins e que podem levar perigo aos pets:

Ázalea

3 plantas comuns e perigosas para cães e gatos

Considerada uma planta muito bonita e que aparece com frequência em jardins floridos, essa é uma planta muito perigosa para os cachorros e também para os gatos. A planta passou por uma série de alterações genéticas ao longo dos últimos séculos e as atuais possuem altas concentrações de Andromedotoxina no seu néctar, o que pode causar distúrbios digestivos e alterações cardíacas nos pets.

Bico-de-papagaio

Essa é uma planta que já foi muito utilizada pelo antigo povo asteca para obter uma tintura que permitia o tingimento de diversos tipos de materiais. Hoje em dia ele é utilizado com muita frequência para decoração, especialmente no natal. Mas trata-se de uma folhagem perigosa até mesmo para os humanos. Seu látex leitoso pode causar irritações, lacrimejamento, inchaço e dificuldades na visão, quando entra em contato nas regiões próximas dos olhos. E isso também acontece com os animais de estimação.

Copo-de-leite

3 plantas comuns e perigosas para cães e gatos

A planta que é originária da África do Sul costuma florescer em locais que tenha água em abundância. Mas também se tornou uma das preferidas para decorar interior de locais, o que faz com que essas plantas sejam encontradas dentro de casas e de apartamentos. A planta causa irritação das mucosas, dor severa e edema de glote. Isso acontece porque, assim como a Antúrio, a Copo-de-Leite também libera oxalato de cálcio e saponinas, duas substâncias extremamente tóxicas para animais domésticos.