Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

A obesidade canina é um problema de saúde cada vez mais frequente. Com os cachorros morando dentro de apartamentos e casas pequenas e sem que exista um controle da sua alimentação, eles acabam engordando muito mais rápido do que os humanos podem acompanhar.

3 exercícios para ajudar seu cão a perder peso

Assim como nos humanos, quando os cachorros estão acima do peso eles podem acabar tendo uma série de problemas de saúde, que podem ir desde os simples cansaço ou dificuldade em se movimentar até condições mais graves. Mas, de uma forma geral, a obesidade realmente vai piorar bastante a qualidade de vida do seu cachorro.

Uma das melhores formas de ajudar o seu cão a perder peso é a adoção de uma rotina de atividades físicas. O controle na alimentação também ajuda bastante, mas quando o cachorro já acumula uma quantidade considerável de gordura ele acaba tendo que correr atrás do prejuízo para conseguir emagrecer.

Confira 3 dicas de exercícios que vão ajudar o seu pet a perder peso:

Passeios diários

Para quem quer apostar no básico, saiba que os passeios são excelentes formas de ajudar o seu cachorro a perder peso. Mas é importante ficar atento, pois é fundamental que eles sejam feitos, pelo menos, 5 vezes na semana. Além disso, é importante que a caminhada seja um pouco mais longa do que apenas “dar uma volta” com o cachorro. É recomendado que seja uma caminhada de, pelo menos, 30 minutos. Depois de um tempo na rotina, os tutores podem dar pequenas corridas com o seu pet.

Brincadeiras com obstáculos

3 exercícios para ajudar seu cão a perder peso

Os cachorros adoram brincar, por isso é importante que as pessoas estimulem este movimento para que eles possam gastar energia. Um tipo de brincadeira que costuma ser muito interessante é aquela que envolva obstáculos. Neste caso, será preciso ter um pouco mais de espaço, ou então utilizar espaços públicos que são feitos e pensados para oferecer este tipo de atividade.

Subir ou descer em casa

Para aquelas pessoas que moram em apartamentos, uma dica interessante é evitar utilizar os elevadores e passar a subir e descer as escadas. Este também pode ser uma alternativa interessante para os dias de chuva na qual fica impossível caminhar com o cão na rua.