Por
- Atualizado
publicado em Raças de Cachorros
Cães lindos como Terrier Norwich são difíceis de encontrar. É uma pena que eles apenas vivem em torno de 14 anos. São membros do padrão FCI, no grupo 3, da seção 2, que são os Terriers de pequeno porte. Eles podem ser encontrados em várias cores, mas se destacam o preto e o castanho. Seus pelos são longos, duros, eretos e podem apresentar algumas manchas brancas.
Eles são considerados de pequeno porte, pois não passam dos 25 centímetros de altura, logo pesam em torno de 5 quilogramas. Sempre muito ativo e brincalhão, o Terrier Norwich adora ambientes grandes e espaçosos, como jardins e parques, pois pode correr bastante e jogar esportes com o seu dono.
Características
O Terrier Norwich é um dos menores da sua raça. São bem pequeninos, com patas curtinhas e peludinhas, e dorso bem encurtado. Apesar disso, eles não são tão frágeis como se pensam!
São fortes em questão muscular e de ossos, apresentando um corpo compacto e bem resistente às adversidades do dia a dia.
O seu corpo é bem fofo. Começando pela cabeça, esta região é larga e um pouco redonda. Os olhos ficam quase que escondidos pelo grande volume de pelos da região e a sua profundidade característica. Instintivamente, ele gosta de estar a par de tudo que acontece, sempre observado as pessoas e o ambiente com muita cautela. Seu focinho é bem preto e protuberante em relação ao resto do rosto. Os lábios ficam delicadamente sob o bigode e os pelos faciais. Já seus dentes são muito perigosos, pois eles são bem fortes e apresentam um maxilar potente, além de terem uma boca bem grande quando aberta. O pescoço é bem ereto e sempre voltado para cima, transmitindo um ar de superioridade ao cão.
Alguns apresentam caudas e outros não. Esta região é opcional, mas é importante que a cirurgia seja feita com um cirurgião-veterinário, pois o cão pode perder o equilíbrio do corpo.
De fato, o que mais chama a atenção no Terrier Norwich são a força e rigidez por trás deste corpo tão pequenininho.
Pelagem
A sua pelagem é um benefício para ele e para o dono. Por ser naturalmente duro e ereto, ele não retém a sujeira e poeira do dia a dia, facilitando a limpeza e a lavagem. Para as pessoas que tem alergia ao ácaro, este cão é uma boa opção por repelir o pó.
Curiosamente, ele é o único cão da raça Terrier que apresenta uma pelagem deste estilo.
Lave-o e escove-o sem urgência, entre 1 vez a cada 1 ou 2 semanas. É o suficiente para mantê-lo limpo. Outros cães da mesma raça precisariam ser escovados diariamente ou a cada dois dias.
Para fazer a tosa, leve-o ao veterinário. Realizar os cortes em casa com tesoura pode mudar a tonalidade e a consistência dos pelos, ocasionando a perda da sua característica natural ao longo do tempo. Os profissionais capacitados apresentam uma faca apropriada para evitar tais alterações. Caso você sonhe em leva-lo para competir, é importante que esta dica seja devidamente seguida.
Origem
Os fazendeiros da Grã-Bretanha sofriam, principalmente, com os roedores nas suas plantações. Eles destruíam boa parte da vegetação e tais profissionais não sabiam o que fazer em relação a isso. Foi então que Mr. Frank Roughrider Jones tentou criar um cão de busca e rastreio perfeito. Ele cruzou diversas raças de cães, como Terrier Dourado, Irish Terrier, Stafford Terrier, Bedlington Terrier, entre outros.
Dentre tantas tentativas, ele conseguiu fazer com que nascesse o cão que ele procurava. Além de rastreador, suas incríveis capacidades de trabalhar embaixo de sol, chuva e frio tornaram ele um animal de preço inestimável.
Por muito tempo, a raça de cães Terrier Norfolk era chamada também de Terrier Norwich, pois ambos só se diferem em um ponto: a orelha. Enquanto a do Norwich é ereta, a do Norfolk é caída.
Com o passar do tempo, ele foi sendo incorporado em casas, pois é pequeno e tem fácil adestrabilidade, como explicaremos mais abaixo. Além disso, ele tem por instinto um senso de proteção da casa e do dono, além de caçar pragas e roedores.
Personalidade
O temperamento dos Terriers Norwich é muito bom para fins profissionais e de estimação. O cão leva sempre suas ordens com muita seriedade. Apesar de serem muito pequenos, os menores da raça Terrier, eles são fortes e muito corajosos, não se amedrontando quando há perigo iminente. O lado bom disso é saber que você terá proteção se cuidar muito bem dele e ser um dono sempre presente.
Para mantê-lo sempre alegre e ativo, mantenha-o perto de você. Uma boa dica é para coloca-lo para te ajudar com seu trabalho. Mesmo que o que ele faça não ajude em nada, seu instinto é de trabalho, pois foi criado para ficar nas vegetações dos fazendeiros, então ele gosta de saber que está ajudando o seu dono.
Quando a casa estiver vazia, o Norwich vai querer mostrar serviço protegendo a residência. Estes cães têm bastante dificuldade em aceitar a aproximação de pessoas desconhecidas, portanto há o lado bom, da proteção, e o lado ruim, de se enturmar com amigos e família.
Tome cuidado com um fator: mimar. Seu estilo imponente de correr e caminhar são naturais, mas se você alimentar ainda mais o seu ego, a arrogância se tornará um empecilho no dia a dia. Faça carinho, pois ele gosta de estar em contato com o dono, mas não exagere, como deixa-lo no seu colo por muitas horas e dia após dia. Quando você não puder, ele ficará extremamente triste.
Outro benefício ao dono é da limpeza. Ele é ativo e inquieto, mas entende muito bem que casa não é lugar de brincar ou bagunçar. Assim, é mais necessário, ainda que usualmente, saia com ele e passe uma tarde em um lugar aberto, de forma que o cão coloque toda ansiedade para fora de suas patas.
Saúde
Para um cão que é capaz de suportar altas temperaturas no verão, baixas temperaturas no inferno, muita umidade ou períodos de seca, se adoentar com vírus e bactérias é muito difícil. O cruzamento realizado foi bem meticuloso a este ponto para que não causasse prejuízo aos fazendeiros.
São saudáveis neste quesito, mas muitos carregam genes recessivos, como da alergia. Também podem desenvolver epilepsia.
Alergia
Nós, humanos, estamos acostumados com alergias de leve, principalmente para aqueles que têm rinites e sinusites. Entretanto, no caso dos cachorros, estes problemas podem ser bem perigosos.
Os animais não sabem falar, então você terá que descobrir por meio de tentativa e erros qual o alimento, objeto ou odor que está causando coceiras e espirros. Quando o problema é muito forte ou sério, o pronto-socorro de animais fará exames para descobrir a fonte.
No caso, a alergia passa de pai para filho, portanto não é possível sumir com ela. O que é possível fazer é controlar, ou seja, evitar que ele tenha crises, deixando os desencadeadores bem longe do seu animal de estimação.
Epilepsia
Se o seu cachorro bater a cabeça, fique muito alerta com as horas e dias posteriores. Este simples atrito pode desencadear atividades desconhecidas pelo cérebro, ocasionando convulsão. O cachorro, então, ficará sem consciência por alguns minutos e tremerá no chão.
Caso isso ocorra mais de uma vez, se tornando um acontecimento corriqueiro, é momento de levá-lo ao veterinário. Provavelmente, ele desenvolveu um quadro de epilepsia, que nada mais é que convulsões em sequência em um curto espaço de tempo.
Este problema pode ser desencadeado por uma batida de cabeça, mas pode vim dos pais, já que é uma doença genética. Se este for o caso, também não é possível curá-lo, apenas evitar que ele cause morte precoce.
Muitos veterinários receitam anticonvulsivo, mas estes causam lesões no fígado. É uma situação complicada, por isso precisa de bastante cautela para qualquer decisão tomada.
Adestramento
Criados para serem trabalhadores e rastreadores, o Terrier Norwich são totalmente receptivos para treinamentos e tentativas de adestramento. Quando mais cedo iniciar o plano, mais rápido ele absorverá suas ordens.
Sua inteligência é alta, logo ele entenderá todos os ensinamentos que você der em relação a casa e ao trabalho. Ensine-o sobre quais animais rastrear, bem como a ficar de tocaia na casa quando viajar.
Ao menos, se aparecer algum ladrão, o mesmo terá certa dificuldade para passar do portão!
Exercícios Físicos
O Terrier Norwich é naturalmente musculado com ossos fortes, mas precisa de exercício para manter seu sistema cardiovascular forte, bem como continuar com um corpo rígido. Para tal, pratique bastante exercício com ele.
Livrá-lo do sedentarismo afastará, também, quadros de depressão, além de obesidade, diabetes e hipertensão, doenças bem comuns que atacam a humanidade.
Se o seu tempo é apertado, aproveite para fazer exercícios enquanto realiza o adestramento. Outra forma interessante de otimizar o tempo é fazendo exercício junto com ele, como corridas ao ar livre.
Preço
Uma raça quase tão perfeita como esta não tem preço tão barato. Um Terrier Norwich pode ser encontrado por um custo em torno de R$ 5.000. Neste valor, não está contado o preço do transporte, que costuma ser feito de avião, adicionando mais uns R$ 1.000, dependendo da localização do canil.
Ficha Técnica do Terrier Norwich
Nome Original | Terrier Norwich |
---|---|
País de Origem | Reino Unido |
Porte | Pequeno |
Utilização | Caça e Rastreio |
Cuidados Especiais | Necessita de bastante exercício para manter seu sistema cardiovascular forte. |
Características Físicas | Cabeça: larga e pouco redonda. Olhos: pequenos e ovalados. Orelhas: eretas |
Altura média | Macho - 25 cm • Fêmea - 25 cm |
Peso médio | Macho - 5 kg • Fêmea - 5 kg |
Expectativa de Vida | 14 anos |
Cor da Pelagem | Bicolor (preto e castanho) |
Tipo da Pelagem | Pelos longos, duros e eretos |
Temperamento | Inteligente, amigável, carinhoso |