Fofuxo.com

Rough Collie

Ficou mundialmente conhecida no mundo, em razão do papel no filme Lassie. Veja suas características, galeria de fotos e ficha técnica completa.

O cão da raça Rough Collie é uma raça originária da Escócia, porém sua real origem ainda é desconhecida apesar de já se saber que estes cães pertencem a ordem de descendentes de cães pastores. Por vários séculos passou desconhecido fora de sua terra natal.

O Rough Collie é um cão pastor eficiente, além de salva vidas, e bom guia para guarda de gado. Esta é uma das variações que se tem dos cães conhecidos como da família Collie, e compartilha muitas características com outros cães da que são parentes.

É um dos cães mais magníficos do mundo. Muito formoso, obediente e está sempre junto da família, adorando agradar seu dono. Seus predicados o tornam um cão realmente fascinante. É um ser urbano, apesar de ainda existirem exemplares em campos de pastagens na Escócia.

Rough Collie

Existem diversos tipos destes cães, depois da revolução industrial houve um grande interesse por cães desta raça. Com seu cruzamento contínuo para a exibição em desfiles e Exposições Caninas sua aparência mudou drasticamente, antes o cão era muito mais baixo do que atualmente e forte.

Origem

De acordo com alguns registros históricos, a Rainha Vitória da Inglaterra, em uma visita a Escócia, ficou rendida diante da grande beleza desta raça, levando até mesmo alguns exemplares para a sua majestosa residência na região do Balmoral.

A partir do século XIX o Collie começou a aparecer em diversas exposições, tanto nas variedades de tom fulvo como de tricolor. Estas foram as cores que se tornaram comuns para a raça, mas com o tempo e com as criações que foram feitas sua variedade de tom chamada azul merle acabou ganhando mais destaque.

A primeira exposição de cães que foi realizada, onde se admitiu a presença dos Collies, foi realizada em Junho de 1859 e aconteceu em New Castle, Inglaterra. Onde pela primeira vez foi organizada a apresentação de uma classe específica de cães pastores.

Outro fator que aumentou a popularidade dos cães da raça Rough Collie fulvo sem dúvida alguma foi a série de filmes Lassie que a partir dos anos 40 se tornou uma raça muito famosa e querida no mundo inteiro. Praticamente todos os cães que pertencem à família dos Collies acabaram se tornando muito famosos no mundo inteiro. Um verdadeiro boom de criadores da raça aconteceu a partir da metade do século passado e permanece até hoje.

Características físicas

Rough CollieO Rough Collie é um cão grande, de estrutura corpórea magra, porém forte. A parte superior de seu crânio é construída de forma plana e possui sobrancelhas arqueadas. Sua cabeça possui uma forma de cunha e o focinho costuma ser arredondado, afinando para o nariz preto, com um ligeiro stop. Seu rosto é esculpido com um focinho afilado.

Seus dentes costumam se reunir com uma mordedura em tesoura. Os olhos de tamanho médio são amendoados. A cor dos olhos é o castanho escuro, com exceção por merles azuis onde os olhos poderão ser de tons azuis ou até mesmo um de cada cor.

Suas orelhas são pequenas de ¾ com uma dobradura para frente.

O cão desta raça possui um pescoço bastante longo, seu corpo é ligeiramente mais longo do que alto. Suas pernas são retas. Sua cauda é ligeiramente mais longa do que alta.

Pelagem

https://static.fofuxo.com.br/_upload/galleries/2013/04/04/rough-collie-515ddb7e7b62a.jpgA pelagem do Rough Collie requer muitos cuidados para que seja saudável e bonita. Formada por pelo e subpelo, é extremamente adequada à proteção contra o frio. Deve ser escovada pelo menos 3 vezes por semana, de preferência com escovas de cerdas para que seja retirado todo o pelo morto, prevenindo nós e problemas de pele.

Normalmente durante o período quente ele troca de pelo, o que pode causar um certo transtorno, uma vez que a quantidade é expressiva, mas com a ajuda da escovação, é um problema contornável.

Raspar os pelos no verão é um grande erro. Embora os cães desta raça não sejam "apaixonados" pelos dias quente, o pelo denso funciona como um isolante térmico.

Segundo o padrão aceito pela cinofilia brasileira, o Rough Collie pode apresentar-se em 3 cores distintas: Marta  tricolor e azul merle.. Os americanos reconhecem essas mesmas 3 cores, mas acrescentam ainda o branco. Em qualquer que seja a cor, as manchas brancas típicas da raça (na juba, patas e pés e cauda) devem estar presentes.

Temperamento

Rough CollieO Rough Collie é um cão bastante inteligente, sensível, meigo, doce e fácil de treinar, normalmente costuma se relacionar bem com outros animais de estimação, sendo muito amigável com outros cães. São pastores naturais, os filhotes podem tanto dominar os rebanhos como também conviver de forma pacífica com seres humanos, muitas vezes possuem o comportamento de pastoreio também com humanos por isso devem ser ensinados a não fazer isto.

Os cães da raça Rough Collie são fiéis, brincalhões, dóceis e protetores de seus familiares bem como as crianças, os Collies também costumam ter um estranho senso de direção. São de boa índole, amigáveis. É interessante o socializar principalmente em locais de ar livre com estranhos que frequentemente visitem a sua casa, pois são desconfiados, mas uma vez que tomam confiança reconhecem a pessoa. Não são cães de índole agressiva, porém tendem a ser suspeitos ou mesmo traiçoeiros com pessoas que mostram medo.

Habilidades

Rough CollieComo habilidades, podemos citar o Rough Collie como um cão muito família que gosta de agradar e estar sempre perto de seu dono. Aprecia muito mais a companhia e o afago humano do que o espaço. Procura sempre estar perto das pessoas e assistir tudo o que seus donos fazem. Suportam mal uma vida em canil e costumam gostar de viver em apartamentos que tenham varandas.

É um cão ativo na rua, porém em casa é um cão bastante preguiçoso, adora principalmente estar no sofá de casa. É um cão tranquilo que vive deitado por isso possui uma tendência para a obesidade, caso não sejam realizados programas de exercícios regulares. É interessante que o dono realize exercícios com o cão pelo menos duas vezes ao dia para que ele possa gastar a sua energia.

Suas habilidades mais comuns, devido a serem cães de pastoreio, é a capacidade que possuem de com seu trote rapidamente circular uma grande propriedade patrulhando e observando tudo o que acontece nestes arredores, são cães amenos e tranquilos, porém caso precisem atacam sem dó se sentirem que seu espaço foi invadido.

Saúde

Rough CollieApesar de todas as variações de Collies serem resistentes e saudáveis, existem alguns exemplares que possuem problemas de saúde que poderão afetar a raça.

Uma doença que costuma ser comum na raça é a chamada Anomalia Collie olho (CEA), uma doença genética que provoca o desenvolvimento inadequado dos olhos do cão, acarretando em uma possível cegueira, é uma doença bastante comum na raça. Mais raramente os Collies Brutos podem ser afetados pela chamada Atrofia progressiva de retina, outra doença genética é a degeneração bilateral da retina o que resulta na perda da visão progressiva acabando por gerar cegueira no cão.

Através da realização de diversos testes genéticos e programas de triagem cuidadosas seria em teoria possível se erradicar estes problemas em linhas de raça pura. Apesar disto as associações de cães da raça não exigem que estes testes sejam feitos tanto para registros ou mostrando CEA, é provável que a eliminação de cães afetados principalmente por meio de reproduções lentas e cuidadosas existam para evitar o encolhimento dos genes da raça.

Os filhotes de Collie deverão ser rastreados em uma idade precoce entre 6 a 8 semanas através de um certificado veterinário de oftalmologia para se verificar a possibilidade destas doenças.

Outra condição clínica que acontece com os cães desta raça é a chamada neutropenia cíclica canina, uma doença do sangue que geralmente é fatal para filhotes que estiverem afetados. É também conhecida como a síndrome do Collie cinza devido aos filhotes afetados ficarem com uma coloração cinza pálido, rosada, cinza ou bege, nenhuma destas cores são consideradas normais em Rough Collie. Filhotes que sobrevivem até uma idade adulta sofrem com doenças imunológicas ao longo de toda a sua vida e raramente vivem mais de 3 anos. Alguns testes genéticos de DNA poderão ajudar a detectar portadores deste gene que provoca esta doença.

Assim como acontece com a maioria das raças maiores, a condição de displasia da anca acontece em uma preocupação potencial para Collies Brutos. Apesar desta doença ser considerada multigenética, uma seleção cuidadosa de muitos criadores tem a capacidade de reduzir este problema.

Collies considerados de pelo áspero podem transportar um gene que resulta em uma sensibilidade a ivermectina, drogas e afins. Um este realizado de rastreio é feito para determinar se são necessários alguns medicamentos alternativos. Algumas situações de overdose de medicamentos proibidos poderão resultar em problemas neurológicos sérios no cão ou até mesmo a sua morte. Este gene defeituoso deverá estar presente em várias raças, porém é bem conhecido entre os Collies.

Com adição a estes tipos de problemas, podemos citar um grande número de problemas que podem ser considerados como genéticos, mas na realidade não são, como por exemplo, casos de epilepsia, inchaço, uma tendência para alergias e doenças da tireoide (principalmente hipotireoidismo.). Como não existem testes de DNA que possam avaliar estes transtornos todos eles poderão ter outras causas que não sã origens genéticas. Os criadores poderão apenas fazer o seu melhor para evitar os produzir, removendo das ninhagens cães que são afetados por este tipo de problema genético que poderão inclusive afetar outras ninhadas.

Ficha Técnica do Rough Collie

Ficha Técnica do Rough Collie
Nome Original Rough Collie
País de Origem Escócia
Porte Médio
Utilização Pastoreio
Cuidados Especiais Recomenda-se não abusar dos banhos nem das escovagens do pelo.
Características Físicas Cabeça: forma cônica e perfeitamente desenhada. Olhos: tamanho médio e amendoados. Orelhas são pequenas de ¾ com uma dobradura para frente.
Altura média Macho - 56 a 66 cm • Fêmea - 51 a 56 cm
Peso médio Macho - 20,4 a 29,4 kg • Fêmea - 18,1 a 24,9 kg
Expectativa de Vida 14 a 16 anos
Cor da Pelagem Marta e branco, tricolor e azul merle.
Tipo da Pelagem Densa e longa.
Temperamento Inteligente, sensível, dócil, meigo

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários