Fofuxo.com

Podengo

Uma raça que pode ser pequena, média ou grande. Veja tudo sobre suas características, galeria de fotos e ficha técnica.

O Podengo é um cão bastante curioso que vale a pena conhecer, é um cão originário de Portugal, porém existem diversos exemplares presentes também na América do Sul. Ele não é apenas mais uma raça popular de cães. É muito conhecido por ser excelente caçador.

Apesar deste cão ter um temperamento um tanto amistoso, que poderá divertir você em uma boa tarde de brincadeiras, o Podengo ainda é um cão bastante útil para várias pessoas. Costuma caçar tatus, pacas, ratões do banhado, entre outros animais.

https://static.fofuxo.com.br/_upload/galleries/2013/04/03/podengo-515cc95852fbe.jpg

Curiosamente, devido a suas grandes orelhas é chamado de orelhudo em algumas regiões.

A origem de sua raça é bastante antiga, tendo sua origem fenícia, onde era muito utilizado além de na caça, nas vigilâncias e guardas de casas agrícolas. Algumas das espécies podem inclusive caçar javalis.

Seu tamanho pode ser bastante variado, existem exemplares de tamanho mini, assim como exemplares que podem ter quase 1 metro de altura. Por todas estas peculiaridades, conheça a seguir um pouco mais de um dos cães mais populares do mundo.

Origem

PodengoO Podengo é classificado como uma raça bastante primitiva, sendo uma das consideradas mais antigas raças de cães conhecidas no mundo, que resultou no final de suas misturas o famoso cão vira latas. Entre seus ascendentes mais prováveis é possível se encontrar o chamado Pharaoh Hound, que era o cão dos faraós do Antigo Egito.

A raça foi introduzida no país por volta de 700 antes de cristo, por mercadores fenícios que asseguravam trocas comerciais por todo o Mediterrâneo. Quando começaram a ocorrer as invasões árabes entre os séculos VIII e XII, estes cães foram cruzados com outras raças de cães primitivos.

A primeira referência escrita deste cão é que ele seria um caçador de coelhos, no ano de 1199 no reinado de D. Sancho em Portugal. Desde essa época surgiu diversos registros referentes às raças deste cão, utilizados em caçadas reais frequentemente. O Podengo Português por sua deve exclusivamente a sua popularidade aos povos europeus mais humildes que o utilizavam como cão de caça.

Ao todo ao redor do mundo existem seis variedades de Podengo.

Características

PodengoPor ser praticamente um fóssil vivo, e ter sua descendência de cães do antigo Egito, o Podengo é bastante semelhante ao cão Pharaoh Hound. O Podengo normalmente conta com uma longa, e cônica cabeça de proporções pequenas com relação ao seu corpo. Sua cabeça costuma ser longa  Ela também é ligeiramente arqueada. 

O Podengo Ibicenco possui uma longa, estreita e cônica cabeça de proporções pequenas em relação ao corpo. O seu crânio, também longo, apresente uma frente estreita e plana e um stop pouco definido. O pescoço sobre ele se implanta a cabeça do Podengo é ligeiramente arqueado, muito musculado, sem papada e de pele tensa e lisa.

Seu focinho costuma ser grande, sobressaindo em suas mandíbulas inferiores. Seu nariz possui uma forma ligeiramente convexa, além de ser encarnado apresentando fossas nasais abertas. Seus pequenos olhos são oblíquos de cor âmbar claro, perto de tons de cor caramelo, expressando timidez. Cães com outra coloração clara nos olhos ou escuras devem ser descartados para a criação. O cão acima de tudo com sua expressão mostra toda o seu poder e inteligência.

Suas orelhas costumam ser erguidas e muito móveis. Estão sempre apontadas para a frente, para os lados ou até mesmo para trás. Possuem dimensões médias, finas e não apresentam pelos no seu interior.

Pelagem

É possível se encontrar a pelagem curta e lisa, macia e também muito mais densa do que a variedade de pelos compridos. Os exemplares que contam com pelagens mais longas são mais cerdosos e compridos em seu queixo, formando uma barba.

Acaba aparecendo mais comumente nas cores mais escuras ou ainda malhados de branco, com combinações tricolres. 

Temperamento

PodengoO Podengo costuma ser tratado como um cão de espírito muito vivo e uma boa disposição. É bastante corajoso, inteligente, sendo assim todas as variedades consideradas boas escolhas para cães de companhia. Com seus donos são afetuosos e de confiança principalmente com crianças, que devem ter uma idade superior a de 8 anos para lidar com ele e saibam preservar o seu espaço.

É um cão rústico e ativo, um pouco barulhento estando sempre disposto para brincar. Sofre bastante com a solidão e gosta de ser incluído em todas as atividades de família. É um cão simpático que recebe bem os estranhos, é possível, porém que ele apresente comportamento atento e em alerta sem deixar de latir em aviso.

Como um cão de caça utilizado em matilhas, convive bem com outros cães. Principalmente pelo seu grande instinto de caça é preciso que se tenha a atenção com alguns animais menores.

O Podengo conta com um sentido de visão, olfato e audição bastante apurados tendendo a se distrair com os menores barulhos. São cães capazes de seguir uma pista até se perderem por não conseguir encontrar o caminho de volta para a casa. Por este motivo nunca devem ser soltos na rua a não ser em locais que sejam vedados.

Os cães desta raça precisa absolutamente de um abrigo adequado e coneguem se adaptar mesmo quando não possuem um pátio, podendo ser criados em apartamentos de centros urbanos, se dando bem com climas quentes e úmidos. Veja a seguir os três tipos de Podengos mais comuns.

O Podengo pequeno está definido desde o século XV. Atualmente ele é bastante utilizado como cão de companhia, oferecendo excelentes resultados, já que além de um caráter obediente oferece uma grande resistência a doenças e anomalias. Exige pouca manutenção. Seu tamanho se adapta facilmente em apartamentos com grandes vantagens em relação às raças tradicionais de companhia.

O Podengo médio é um grande caçador de coelhos. Seu caráter é mais independente e costuma ser também mais reservado do que o Pequeno, apesar de ser utilizado igualmente como cão de guarda e companhia. Esta sua versatilidade está comprovada através da utilização desta variação da raça em séries de televisão.

O Podengo grande é utilizado na caça grossa, principalmente na caça de javalis. Ainda hoje ele desempenha esta função, porém a caça vem cada vez mais restrita devido as políticas florestais do país. Dentro desta variedade existem duas variedades, a de pelo liso e cerdoso, são bastante defendidas por criadores que o salvaram da extinção. O cão desta raça por ser considerado um excelente cão de caça grossa, muitas vezes sacrifica a sua própria vida para que possa defender o território e sua presa para entregar a seu dono. Costumam se adaptar muito bem as regiões de clima seco e quente.

Habilidades

PodendoComo cão de caça, o Podengo está sempre preparado para aguentar dias inteiros de exercício. O cão de companhia não precisa ser estimulado o dia inteiro, uma vez que são ativos em casa, apesar disto é indispensável passeios diários e sessões de brincadeira com o cão.

Como ele é um cão muito inteligente procure estimular a sua curiosidade e a sua mente. Uma dica para ajudar o cão a exercitar ainda mais o cérebro fazendo caminhos diferentes durante os passeios.

O cão por ser muito habilidoso é uma raça excelente para praticar agility e outras atividades caninas semelhantes.

Ao ser bem treinado, recebe bem comandos aprendendo rapidamente, porém se distrai com sons, cheiros e também as imagens á sua volta.

O Podengo médio, que é o exemplar mais comum no Brasil é especialista em terrenos acidentados. Bastante utilizado para perseguir coelhos, matar as presas e a devolver para o caçador. A menor estatura de Podengo permite que ele possa entrar em tocas para expulsar coelhos. As variedades poderão inclusive trabalhar em matilhas e em muitas vezes em conjuntos com outros cães, auxiliando na caça de coelhos.

Saúde

PodengoO Podengo é um cão muito saudável e em qualquer uma de suas variedades, em pelos curtos ou compridos, não apresentam subpelos, o que diminui a sua pelagem consideravelmente em certas épocas do ano, espalhando muitos pelos pela casa. É um cão de fácil manutenção precisando apenas de escovagens semanais.

Devido ao seu forte desenvolvimento em ambientes externos, a raça conservou genes de resistência ao longo dos séculos. E como grande parte destes cães viveu nas ruas ou campos sem donos, a seleção natural permitiu que apenas os mais saudáveis e mais fortes pudessem sobreviver, por este motivo esta raça é muito rústica e raramente fica doente.

Pouquíssimos são os exemplares que precisam ir ao veterinário, geralmente precisam deste acompanhamento apenas na velhice quando começam a apresentar algum problema de saúde. Nesta fase da vida dos cães o problema mais comum encontrado é a catarata, porém não é considerada como uma doença endêmica nesta raça.

Ficha Técnica do Podengo

Ficha Técnica do Podengo
Nome Original Podengo
País de Origem Portugal
Porte Pequeno/Médio/Grande
Utilização Caça
Características Físicas Cabeça: longa, ligeiramente arqueada. Orelhas: erguidas, apontando para frente, para os lados ou para trás.
Altura média Macho - 20 a 70 cm • Fêmea - 20 a 70 cm
Peso médio Macho - 4 a 20 kg • Fêmea - 4 a 20 kg
Expectativa de Vida 12 a 14 anos
Cor da Pelagem Fulvo e amarela
Tipo da Pelagem Densa,curta, lisa e macia.
Temperamento Amigável, atento, alegre, ágil e destemido.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários