Pastor dos Pirenéus de Face Rasa

Saiba tudo sobre a raça Pastor dos Pirenéus de Face Rasa. Fotos, características, tipos de pelagem, temperamento, ficha técnica, etc.

Por Rodrigo Duarte
- Atualizado
publicado em Raças de Cachorros

O Pastor dos Pirenéus de Face Rosa é uma variação da raça do cão Pastor dos Pirenéus, cão de médio a pequeno porte nativo das montanhas dos Pirineus, sul da França e norte da Espanha. Eram criados na época medieval para pastoreio de gado, principalmente ovinos.

A raça trabalhou ativamente como pastores juntamente com o Grande Pirineus, outro cão considerado de montanha, atuando como guardiões de bando.

Este é o menor dos cães de pastoreio franceses. Sua cabeça é encontrada em pequenas proporções, e com relação a média das outras raças conta com um crânio bastante plano, e um pouco curto. Seu focinho é triangular. Possui um rosto expressivo e bastante inteligente, com olhos escuros. Suas orelhas tradicionalmente são cortadas, e como uma característica natural, o Pastor dos Pirineus deverá ter as orelhas semieretas ou em rosa, assim como a sua face.

Possui um corpo esguio, o que deverá refletir nas capacidades atléticas naturais e energéticas do cão. Suas pernas possuem membros bem proporcionados, com membros magros e bem angulados, além de pés firmes. Sua cauda poderá ser amputada e curta.

Conheça a seguir um pouco mais sobre o Pastor dos Pirenéus de Face Rasa.

Origem

As Montanhas Pirenáicas são o lar dos cães desta raça. Enquanto que sua origem é levada em conta como indígena, outros criadores dão a estimativa de que o cão é um descendente de Pastor de Brie.

Para profundos conhecedores da raça, o Pastor dos Pirenéus de Face Rasa é considerado autócne, ou seja, não é um cão de fabricação. Não vem de linhagens de cruzamentos e é preciso ainda se descartar as ideias de cruzamento do cão com o chamado briard, pelo menos do ponto de vista de sua ascendência.

Como acontece com todas as raças de origem remota, o Pastor dos Pirenéus de Face Rasa também possui uma dificuldade em se estabelecer a sua genealogia, mas é possível se supor que provém dos cães pastores orientais, modificados com relação aos diversos ambientes que teria de se adaptar.

Características

O Pastor dos Pirenéus de Face Rasa é um cão de porte leve, que costuma ter bastante energia. Um fisionomista nato, está sempre alerta, possui um ar maligno e desconfiado, este que é associado as suas grandes vivacidades de movimentos, conferindo a este cão uma movimentação ímpar.

Seu crânio é moderadamente desenvolvido, quase plano, com um sulco sagital definido, arredondado nas suas laterais, apresentando inclusive uma protuberância occipital pouco pronunciada. A sua região frontal está ligada ao focinho em uma inclinação quase que suave. Seu formato geral é triangular lembrando a cabeça de um urso marrom.

Possui um stop não aparente, seu focinho é reto mais para curto, deixando de existir a predominância do crânio sobre o focinho fino, sem ser exagerado e cuneiforme. Os pelos do focinho possuem uma coloração caramelo claro que lembram vagamente tons de rosa.

Seus lábios costumam ser pouco espessos, recobrindo perfeitamente sua mandíbula e não apresentam qualquer tipo de comissura aparente. As mucosas dos lábios e do palato são pretas ou fortemente marcadas de preto.

Suas pálpebras são bastante características, debruadas em tons de preto, independente da cor de sua pelagem, acolhendo olhos expressivos, bem abertos e também de cor marrom escuro. Seus olhos são inseridos, faceando com o plano de pele. Olhos esgazeados, ou mesmo manchados de outras cores também são admitidos nos exemplares de cor rosa.

Pelagem

É possível se encontrar o Pastor dos Pirenéus de Face Rasa de diversas tonalidades, estas que são aceitas, como por exemplo, com ou sem máscara negra e de sobreposição. É comum encontrar cães de tons tigrados e vários tons de cinza. Os cães menos comuns são os em tons de merle, merle fulvo e preto. No seu rosto a pelagem caramelo rosada é característica gerando o cão de cara rosa.

Em alguns casos é possível se encontrar tons brancos na cabeça, no peito e nos pés, os cães considerados de cores sólidas porém são os preferidos.

Temperamento

O Pastor dos Pirenéus de Face Rasa é um cão de grande energia, assim como vários outros cães de pastoreio. É um cachorro bastante adaptável que pode fazer todos os trabalhos de campo. A atividade de pastoreio realmente está no seu DNA.

Sua esperteza característica o torna ideal para a prática de alguns tipos de esportes, como o flybal.

Além disso também é muito comum que a raça apareça em competições de obediência e também agilidade. Este é um cão bastante interessante para se ter com crianças, oferecendo um grande senso de proteção com seus filhos e crianças pequenas.

São muito dedicados com seus proprietários com o desejo de os seguir em casa para ajudar com suas tarefas diariamente. Costumam ter um paladar bastante apurado e parecem muitas vezes serem capazes de ler a mente de seus senhores, pois estão sempre o observando. Esta é uma característica que torna o cão um tanto treinável.

Sua cautela natural, o torna um tanto valioso, o cão costuma alertar seu dono de qualquer tipo de aproximação estranha, como animais ou pessoas que não estejam inseridas dentro do contexto de convivência do dia a dia do animal. Esta característica combinada com a sua prepotência para o pastoreio poderá levar o cão a uma certa agressividade mesmo com os cães que são mais simpáticos caso não sejam devidamente treinados. Uma socialização frequente desde pequeno, poderá ajudar o cão a combater este tipo de característica.

Habilidades

Os Pastor dos Pirenéus de Face Rasa podem tranquilamente participar de competições relacionadas a agilidade, obediência, exibicionismo e em alguns casos até mesmo em esportes. São cães que podem ser mostrados em desfiles de raça. Somente a partir de 2009 é que a raça se tornou elegível para competição de pastoreio nos Estados Unidos.

É um chamado cão de trote, e precisa se movimentar muito para que se desenvolva de forma adequada.

Portanto não é uma raça que poderá se contentar com espaços muito pequenos, ainda mais se estivermos falando de um apartamento.  É muito importante que também exista uma interação e contato com as pessoas de casa, já que ele não é um cão que prefere ficar na companhia de outras pessoas ou animais do que ficar longos períodos sozinhos no pátio, por exemplo.

Apesar de ser um cão gigante, é extremamente delicado com crianças e sabe diferenciar as crianças de adultos, apesar disto é sempre importante que se tenha cuidados com brincadeiras pois ele é estabanado.

O cão tem habilidades de pastoreio, por este motivo quanto maior for a região e o espaço que o cão realizar seu trabalho melhor, ele pode correr por horas a fio e é muito veloz, por isso é preciso ter atenção quanto ao se aproximar de pessoas estranhas, caso isto aconteça, de forma alguma a pessoa poderá correr já que o cão irá a considerar uma presa e certamente irá atacar.

Saúde

Existem alguns problemas bastante comum ás raças de Pastor dos Pirenéus de Face Rasa como por exemplo uma raça de constituição física bastante rústica, e como todas as raças de grande porte poderá sofrer problemas como por exemplo.

Displasia coxo femural, que nada mais é do que a má formação do encaixe da cabeça do fêmur com a sua bacia, episódios de torção gástrica podem também ser comuns ás vezes, luxação de patela e obesidade. Por este motivo é muito importante que exista um trabalho realizado com a forma física deste cão.

Apesar de o cão ter sido criado e também desenvolvido em climas que são mais frios, ele poderá se adaptar tranquilamente a vida em países mais quentes, desde que ele tenha a possibilidade de ter um espaço que sejam ais fresco para abrigo durante o dia.