Por
- Atualizado
publicado em Raças de Cachorros
O cão Gos d'Atura ou também chamado Cão pastor Catalão, é uma raça de cão pastor criado exclusivamente na Europa, em países como a Espanha, Finlândia, Alemanha e também Suécia. Muito utilizado para monitoramento durante o dia das manadas nas áreas dos Pirinéus.
O cão foi criado por muitas gerações como um trabalhador, mas acabou se tornando um excelente cão de companhia também. Um cão não muito comum em regiões mais quentes do planeta possui um tamanho equivalente a 45 e 55 cm para machos e fêmeas, pesando equivalente a 20 e 27 kg. Sua pelagem costuma ser longa e plena ou mesmo levemente ondulada, varia de castanho escuro para claro a cinza escuro. Existem ainda algumas versões de pelo curto da raça, que apesar disto está quase extinta.
História
O cão pastor Catalão, é uma raça originária dos chamados Pirineus Catalães, desenvolvida muito rapidamente em zonas pastorais devido a sua correta condução de rebanhos. Sua função mais habitual que foi desenvolvida por vários cães de raça. De acordo com agricultores europeus, estes cães são perfeitos para a realização deste tipo de função de pastoreio, devido a sua grande obediência, e pela sua capacidade de tomar iniciativas em relação aos direcionamentos de rebanho. A sua valentia e sua coragem porém lhe rendem um excelente desempenho para a missão de escolta, além de exercerem bem ambas as funções, são excelentes cães para companhia, por ter uma grande Inteligência e também fidelidade aos donos.
Origem
Veja a seguir um pouco da história desde grande amigo do homem.
As suas origens vem enraizadas de várias teorias, permanecendo por muitas vezes obscuras. Existem várias hipóteses de seu desenvolvimento. E com isto, uma delas o relaciona ao chamado Pastor Português e ao Pastor dos Pirineus de pelo longo. Outra teoria que é bastante forte e sustentada diz que a raça teria se formado a partir de diversos cães provenientes da França, já que na região que foram registrados os primeiros exemplares do Gos d'Atura sofreram grande influência francesa.
A sua criação começou a ser desenvolvida no norte da Espanha, acabando por subdividir em duas variedades utilizando como um fator distintivo a sua pelagem. A sua variedade de pelo longo é bastante encontrada já a sua versão de pelo curto, atualmente é bem rara.
Seu padrão de raça foi baseado nas várias proporções e também características de um exemplar macho e de uma fêmea que se chamava Íris, com um registro realizado no ano de 1929. Assemelham-se bastante ao Bearded Collie devido a sua barba e bigode que são considerados proeminentes. Seu porte lembra o Springer Spaniel Inglês.
Este cão pastor conta com uma grande personalidade e inteligência além de uma boa capacidade de aprendizagem sendo bastante popular tanto nas regiões da Catalunha como em toda a Espanha e em outros países. Esta popularidade vem crescendo cada vez mais.
Aos poucos o cão, devido a sua adaptabilidade e tamanho, se tornou uma grande companhia na casa, apesar de alguns exemplares serem um tanto independentes.
Características físicas
Sua pelagem costuma ser bastante longa, lisa e ainda levemente ondulada nas pontas.É possível se encontrar exemplares que tenham pelos abundantes principalmente na terça parte posterior de seu corpo. Na sua cabeça é possível encontrar formação de barba e também sobrancelhas. Sua cauda e todas as outras extremidades do seu corpo são totalmente cobertas por pelos. Apesar de toda esta pelagem o cão não possui problemas de adaptação para região com temperaturas frias ou quentes.
Em sua aparência de forma geral, são cães considerados de médio porte, proporcionais, com uma expressão bastante nobre, tranquilos, ativos, inteligentes e companheiros. Possuem um corpo alongado, forte e também musculoso fazendo se notar a sua grande potência e também agilidade.
Sua cauda pode ser longa ou curta, mede menos de 10 cm, em alguns exemplares é possível encontrar cães anuros e a amputação da cauda é permitida para cães que sejam de trabalho.
O cão possui aproximadamente 55 cm de altura, podendo atingir até 18 kg. Devido a sua pelagem requerem alguns cuidados básicos. É importante que os pelos sejam frequentemente aparados, principalmente na região dos olhos, que podem ser cobertos e ainda prejudicar o desempenho de seu trabalho.
Pelagem
A pelagem deste cão, poderá ser longa, lisa ou rapidamente ondulada, costuma ser áspera.
O cão ainda possui um subpelo abundante, e o terço posterior. Na sua cabeça é comum encontrar formação de barba e sobrancelhas.
A cauda e também todas as outras extremidades são bastante cobertas pelos seus pelos. Suas cores são um tanto diferentes, para se ter uma idéia, de longe, ele parece preto e branco, podendo ter tons mais claros nas pontas. Se é visto mais de perto, mostra que a cor vem de uma mistura de pelos de diferentes cores, como por exemplo o fulvo, o marrom, que tem uma tonalidade mais ou menos avermelhada, cinza, preto e branco. As cores básicas que existem em um mix são:
- O wafer, com tons leves, médios e escuros; - Tons de terra, que oferece cabelos terreno, castanho, branco e preto. Contam com tons claros, médios e também escuros; - Cinza, composto de brancos, tons de cinza, e preto que vão do cinza prata ao cinza preto. Se apenas este preto é dominante e combinado com o branco, oferece um tom preto gelado.
Existem ainda possibilidades de cores com misturas de preto, castanho e castanho avermelhado, que poderão aparecer de forma dominante em algumas partes, dando a impressão de pelos pretos e castanhos.
Não costumam ser suportadas manchas brancas ou pretas. Para as entidades oficiais e clubes da raça, pequenos pelos brancos ou em forma de estrela no peito e no topo dos dedos podem ser tolerados. Mas em nenhum dos casos deverá vir acompanhado de unhas brancas.
Temperamento
Os exemplares de Gos d’Atura, são donos de um instinto maternal único, e desempenham uma excelente função de cães pastores, sem que necessitem de um treinamento prévio.
Este fato se deve principalmente as características como a atenção, vivacidade e inteligência. Em seu próprio olhar que podem ser encontrados, é possível ainda se ver refletida a nobreza que o guarda. Seu caráter mais rústico e agradável, fazendo com que sejam confiados ao cão pastos e rebanhos muitas vezes apenas para um cão, existe a certeza de que nenhum desconhecido irá se aproximar.
Em alguns casos, podem se tornar cães pouco sociáveis, bastante vigilantes e resistentes á temperaturas tanto quentes como frias. De forma geral não são afetados em qualquer tipo de alteração climática.
São considerados excelentes cães de famílias, ligados de forma espontânea as crianças, com quem gostam de jogar e brincar. Se ajeitam de forma perfeita á rotina em família, e apreciam também passeios e atividades exteriores além de gostar de acompanhar o seu dono em corridas e brincadeiras. São protetores e muito leais.
Habilidades
Os cães Gos D'Atura são bastante habilidosos, contam com muita agilidade além de serem ordenados e obedecerem muitas vezes sem um prévio treinamento. Costuma instintivamente dominar pastoreios e participa inclusive de testes não competitivos de pastoreio. São excelentes companheiros do homem apresentando uma imensa lealdade podendo ficar eternamente de vigília para seu dono.
com um forte instinto maternal além de serem muito inteligentes, defendendo os animais de pastoreio como se fossem seus filhos, podendo ser até mesmo feroz em alguns casos. Possui um bom relacionamento com as crianças e pode ser treinado facilmente até por crianças.
Saúde
Os Gos D'Atura são propensos, unicamente devido o seu tamanho, a contrair a chamada displasia da anca. Possui uma expectativa de vida equivalente de 12 a 14 anos de idade.
É um cão de temperamento forte e ativo, precisa ser exercitado diariamente pois pode apresentar alguns episódios de atrofia em suas patas.
Por ser um cão muito ativo e brincalhão, costuma se sujar com frequência e por isso é importante o escovar diariamente. Se forem dados no cão banhos com muita frequência ele poderá perder a defesa da sua pele e o brilho natural de seus pelos.
Apesar de seus instintos serem considerados de um cão de pastoreio pode ser um excelente cão de guarda. Nunca se cansa de caminhar e brincar, precisa de muito espaço para viver bem e feliz, além de fazer suas brincadeiras diárias.
Ficha Técnica do Gos d'Atura
Nome Original | Gos d'Atura |
---|---|
País de Origem | Espanha |
Porte | Médio |
Utilização | Caça e Pastoreio |
Cuidados Especiais | Aparar a pelagem freqüentemente, especialmente na região dos olhos. |
Características Físicas | Cabeça: formação de barba e sobrancelhas. Sua cauda e todas as outras extremidades de seu corpo, são bem cobertas por pelos. |
Altura média | Macho - 45 a 55 cm • Fêmea - 45 a 55 cm |
Peso médio | Macho - 20 a 27 kg • Fêmea - 20 a 27 kg |
Expectativa de Vida | 12 a 14 anos |
Cor da Pelagem | Castanho Claro, Castanho mais ou menos avermelhado, Cinza, Preto e Branco. |
Tipo da Pelagem | Longa e lisa |
Temperamento | Corajoso, inteligente, tranquilo, ágil e ativo. |