O Fila Brasileiro acabou se tornando uma das raças mais populares em todo o território nacional. Como se trata de um cachorro de grande porte, que em alguns casos pode ser considerado como gigante, e também acabou se tornando conhecido por ser um cachorro bravo, acabou se tornando uma das principais escolhas para segurança. Mas este é um cachorro que conta com diversos outros atributos interessantes, especialmente em relação a sua inteligência e também ao seu companheirismo.

Vamos conferir mais sobre a raça Fila Brasileiro!

Fila Brasileiro

Origens

O “brasileiro” que pode ser encontrado no sobrenome desta raça não está aí por acaso. Afinal de contas, este é um cão que realmente conta com um DNA nacional forte, mais do que em outras raças populares. E historiadores e pesquisadores afirmam que o desenvolvimento dessa raça está diretamente atrelado ao processo de colonização do Brasil.

Mas, apesar da considerável quantidade de registros e informações que podemos encontrar sobre a história e o desenvolvimento do Fila no Brasil, não existe uma versão que é considerada oficial no mundo inteiro. Muito provavelmente por não ter havido, há alguns séculos atrás, um registro que tenha sido feito levando em consideração os padrões internacionais.

Filhotes de Fila Brasileiro

A teoria mais antiga que surgiu referente ao desenvolvimento do Fila Brasileiro fala que este cachorro surgiu a partir do cruzamento de diversas raças europeias que vieram para cá junto com os colonizadores portugueses. Especialmente três raças específicas acabaram contribuindo para o desenvolvimento do Fila Brasileiro quanto raça: Mastiffs Ingleses, Bloodhounds e Buldogues.

Dos primeiros o Fila Brasileiro teria herdado uma estrutura óssea considerada forte e grande. Dos Bloodhounds eles teriam herdado algumas características de pele que acabaram não interferindo tanto na sua personalidade, tais como a pele solta e também as orelhas baixas. Dos últimos, o Fila Brasileiro teria herdado principalmente a resistência.

Filhote de Fila Brasileiro

Mas ainda existe uma outa hipótese que é considerada bastante aceita pela comunidade internacional de pesquisadores: que o Fila Brasileiro seja um descendente direto de cães portugueses e espanhóis — principalmente do Mastín leonês (variedade do Mastim espanhol) e do Cão de Castro Laboreiro — trazidos ao Brasil durante a União Ibérica.

O que se sabe, com certeza, é que o Fila Brasileiro teve participações significativas em diversos momentos importantes da história do Brasil desde os tempos que éramos uma colônia. Estes seriam os cachorros que ajudaram os portugueses e demais colonizadores quando eles precisavam conquistar territórios. Também foram utilizados como protetores para fornecer uma segurança adicional para os bandeirantes. E também esteve presente na captura de escravos fugitivos.

Características

Uma das suas características mais marcantes em relação a sua forma física é realmente o seu tamanho. Os filas brasileiros machos podem ser classificados facilmente na categoria de porte gigante, mas normalmente costuma ser de porte grande. Um macho, em relação ao seu tamanho médio, geralmente fica entre 65 e 75 centímetros de altura. Já em relação ao seu peso, na maioria dos casos os machos passam facilmente dos 50 kg.

O Fila Brasileiro também pode ser reconhecido facilmente por ser grande em relação ao tamanho do peitoral até o final do seu dorso. A cabeça deste animal também é enorme quando comparada com a média da maioria das outras raças de cães, sendo uma das mais pesadas entre todas as raças que podem ser encontradas no Brasil.

Fila Brasileiro

Para completar essa silhueta que realmente coloca respeito nos outros, o Fila Brasileiro conta com uma composição realmente impressionante, com uma massa muscular que faz com que o animal tenha muita força em todas as suas patas. Para se ter uma ideia, um Fila Brasileiro bem-criado geralmente possui 70 kg quando adulto, sendo que a grande maioria do seu peso é composto por massa muscular. O Pit Bull, que também é reconhecido como um cachorro forte, geralmente fica com 30 kg em média.

Todas estas características permitem que o Fila tenha um poder impressionante demonstrado nas atividades físicas do dia a dia. Basta colocar um destes para correr para ficar impressionado com a velocidade que o animal consegue chegar, mesmo com todo este peso. Também conta com um dos ataques mais potente entre todas as raças, conseguindo facilmente derrubar um homem com o mínimo de esforço.

Fila Brasileiro

Em relação as cores do Fila Brasileiro, as cores consideradas como padrões são todas as cores sólidas ou tigrados com fundo nas cores sólidas, desde os pouco rajados ou fortemente rajados, com ou sem máscara preta, podendo ou não ter marcações brancas nas patas, peitoral e na ponta da cauda. Hoje em dia, os filas brancos ou brancos e malhados são considerados impuros, mas há algumas décadas atrás eles também eram considerados como representantes puros da sua raça.

Temperamento

A principal característica do temperamento do cão da raça Fila Brasileiro é o fato de que ele é feroz. Portanto, necessariamente precisa passar pelo processo de adestramento para que ele consiga se acostumar com toda a família e também com a situação na qual está inserindo, conseguindo entender o que pode e o que não pode fazer. Trata-se de um cachorro obediente e dócil, mas apenas com o seu dono direto.

Fila Brasileiro

Apesar desta característica, esta é uma raça que acaba apresentando uma docilidade incomum com as crianças. Mais do que raças consideradas pequenas e de companhia. No dia a dia não é incomum encontrarmos um Fila Brasileiro sentado ao lado do seu dono, fazendo companhia para o mesmo. Mas basta chegar um estanho por perto para que este animal deixe a sua posição de descanso e fique alerta.

Em relação ao seu processo de aprendizagem, os filas costumam apresentar uma inteligência acima da média, é exatamente por isso que o adestramento é tão recomendado para os cachorros desta raça.

Saúde

Por se tratar de um cachorro de grande porte e que consome uma grande quantidade de calorias no dia a dia, os donos de um Fila Brasileiro precisam tomar alguns cuidados. O primeiro deles é dar uma alimentação adequada. O fato deles comerem bastante acaba fazendo com que qualquer tipo de alimentação inadequada tenha um peso gigantesco na sua saúde.

Não é à toa que a obesidade acaba se tornando como uma das principais preocupações que os donos devem ter em relação a saúde dessa raça. É preciso garantir também que este animal tenha um espaço considerável para a prática dessas atividades. Este é um cachorro que deve morar em uma casa, e preferencialmente com um pátio grande. Caso contrário, o dono vai ter que caminhar bastante com ele na rua.

Fila Brasileiro

Outros riscos de saúde que costumam surgir para essa raça estão relacionados a otite e também ao ressecamento ocular. Também é importante que os donos fiquem sempre atentos a qualquer sinal de dificuldade que eles apresentem ao caminhar ou correr, pois devido ao peso, problemas nos quadris também costumam ser bastante frequentes.

Em relação ao pelo do Fila Brasileiro, ele é de fácil manutenção, sendo recomendado apenas que as pessoas façam uma leve escovação uma vez por semana para manter as células sempre renovadas.

Fila Brasileiro

A expectativa de vida do Fila Brasileiro fica entre 8 e 12 anos.

Ficha Técnica do Fila Brasileiro

Ficha Técnica do Fila Brasileiro
Nome Original Fila Brasileiro
País de Origem Brasil
Porte Grande
Utilização Cão de Guarda e Boiadeiro
Altura média Macho - 65 a 75 cm • Fêmea - 60 a 70 cm
Peso médio Macho - 50 kg • Fêmea - 45 kg
Expectativa de Vida 8 a 12 anos
Tipo da Pelagem curta, suave e lisa
Temperamento obediente, intolerante a estranhos