Por
- Atualizado
publicado em Raças de Cachorros
O Boston Terrier é uma raça canina originária dos Estados Unidos. A sua origem é bastante controversa, assim como diversas outras raças caninas. Enquanto que alguns historiadores afirmam com veemência que foram totalmente desenvolvidos por norte americanos. Outras pessoas citam que eles foram desenvolvidos em Boston, porém não pelas mãos dos americanos, o que contou com a mistura de uma série de raças envolvidas no cruzamento.
Acredita-se que ele seja o resultado de um cruzamento entre o acasalamento entre cães do tipo Bull Terriers e ainda buldogues. Outros acreditam que o boxer também teria sido envolvido nestes cruzamentos. É um canino de personalidade bastante adaptável principalmente para ambientes que sejam menores, é um animal excelente para companhia, apesar disto não é um cão muito inteligente, o que representa a resistência ao adestramento e obediência de seus donos que são inexperientes por exemplo.
Conheça a seguir um pouco mais sobre a história do Boston Terrier e também suas principais características
História do Boston Terrier
A determinação de origens de raças caninas é um grande desafio até mesmo para especialistas, já que os cães, principalmente que residem em regiões continentais são dificilmente encontradas suas reais origens devido as suas misturas.
A origem da raça muitas vezes é atribuída completamente pelos americanos, a partir do acasalamento com cães britânicos. Outras pessoas afirmam que estes animais foram criados em Boston, no final de 1800. De qualquer forma a hipótese que teria sido mais aceita é a de que o Boston Terrier teria sido a primeira raça que foi totalmente desenvolvida nos Estados Unidos. Apesar disto, estas informações não eliminariam outra controvérsia da raça, como por exemplo, quais cães que foram utilizados no cruzamento para que pudessem formar a raça. Alguns acreditam até mesmo que em sua origem seria entre o cruzamento de Bulldog Inglês, Bulldog Francês, o Pitt Bull Terrier, o Bull Terrier, White English Terrier e o Boxer.
Para que ocorresse também o reconhecimento da raça surgiu uma série de polêmicas, principalmente que os novos cães não seriam apresentados como Bull Terriers e no ano de 1981 foi fundado o American Bull-Terrier Club o que na época teria gerado uma série de protestos e manifestações de forma negativa de criadores devido as diferenças morfológicas entre os cães, principalmente quanto á sua forma da cabeça. Por este motivo o primeiro pedido de reconhecimento dos exemplares do cão foram negados através do clube.
Apesar disto ter acontecido os criadores não desistiram de forma alguma de batizar a entidade como Boston Terrier Club of América o que iria se ressaltar de uma diferenciação para os demais criadores. Mais uma vez o Kennel Club teria sido consultado para a aceitação desta nova raça, que esta vez teria imposto como condição que o Boston Terriers apenas iriam ser aceitos depois da criação de 3 gerações de linhagens puras, mais ou menos da mesma forma que teria se dado o reconhecimento do nosso Terrier Brasileiro. Para que pudesse assim garantir o controle, houve a criação de um registro particular para estes cães, e foi assim que nasceu a partir de 1893 a primeira raça oficial norte americana.
A partir deste reconhecimento, os criadores começaram a aprimorar o plantel, fixando todas as características físicas consolidando como uma raça em destaque nos Estados Unidos. Aqui no Brasil a raça não é muito conhecida, porém está presente há muitos anos no país, contando com poucos exemplares e criadores.
Características
O Boston Terrier é um cão bastante devotado e amoroso, um cão um tanto carinhoso, e sensível, sendo assim muito apegado ao seu dono, apesar disto em algumas situações ele poderá mostrar ser bastante teimoso. É um cão que possui uma personalidade reservada com estranhos, em alguns casos eles até mesmo são barulhentos e agressivos com humanos outros cães de sua e outras raças maiores.
Com o surgimento da raça na cidade de Boston, houve uma época onde os norte americanos o consideravam como um símbolo de patriotismo. Desde aí veio a sua popularidade no país.
A raça é considerada interessante, pois não exige muitos cuidados especiais para que possa ser criada, com relação a sua pelagem como também a quantidade de atividades físicas que ele deve realizar que não precisa ser em grandes números.
Pelagem
O Boston Terrier conta com uma pelagem curta e lisa, o que exige poucos cuidados, porém especiais por parte da manutenção do cão e de o deixar limpo. A sua cor ideal é a tigrada também com manchas brancas. O tigrado deverá ser perfeitamente perceptível e as manchas devem ser distribuídas de forma regular. É possível se admitir pelos negros com manchas brancas, porém a sua marcação tigrada é a mais perfeita.
Temperamento
O Boston Terrier é um excelente cão de companhia e também muito recomendado para pequenos espaços, especialmente para a adaptação da vida ao lado de sua família. São cães considerados muito limpos e que não tem muito cheiro, já que seus pelos não costumam cair e não precisam de escovações periódicas.
São bastante alegres e brincalhões, cães que se adaptam ao convívio com crianças acima de 6 anos, onde poderão passar por horas brincando já que saberão controlar a sua força e o tipo de brincadeira, evitando assim acidentes que possam vir a machucar o seu cão.
Apesar de gostarem de passear na rua e exercícios, principalmente em função do formato achatado de seu nariz, são os cães que mais cansam com facilidade, que precisam de cuidados neste sentido especiais, principalmente em dias mais quentes para que não passem por problemas respiratórios.
Por este motivo justamente que ele foi desenvolvido como cão de companhia, já que é uma raça que não suporta bem a solidão e nem mesmo se adapta bem a vida de cão de quintal. Ele conta com algumas características de seus ancestrais, estando sempre alerta, o que o torna um excelente cão de alarme.
São cães que se adaptam com muita facilidade a outros cães, porém é preciso tomar muito cuidado para o convívio entre cães do mesmo sexo, principalmente se existirem machos mais dominantes de espaço.
Habilidades
Como habilidades estes animais para quem tem um maior conhecimento, e não seja leigo no assunto são muito fáceis de agradar, amam aprender e ainda aprendem muito rápido. Demoram um pouco para aprender a fazer suas necessidades em um jornal, por exemplo, porém aprendem com o tempo, não se preocupe com isto.
Eles costumam ser bastante sensíveis ao tom de voz, se você falar mais grosso, ele irá ficar muito triste, e certamente você não irá fazer isso de novo. São animais bastante sociáveis e amam á atenção, se tiverem a atenção, irão certamente lhe agradar em troca. Os machos precisam ser mais sociabilizados com outros cães e animais diferentes desde filhotes, pois eles poderão ser agressivos.
Ao adestrar o Boston Terrier, procure sempre se utilizar de ensinamentos de reforço positivo em vez de brigar pelo seu mau comportamento. Os cães que respondem ao reforço positivo sempre e não entendem quando fazem alguma coisa errado, por isso cuidado ao lidar com ele.
Saúde
Assim como outras raças consideradas como braquicefálicas, ou seja, de cara amassada sem focinho, o Boston Terrier tem diversos problemas que são causados por esse fator. Eles são animais que costumam não tolerar temperaturas extremas tanto de fio como calor, por contar com um focinho curto, eles tem muita dificuldade de fazer as trocas de ar, roncam bastante e, além disto, seus olhos ficam muito expostos. Já que é um animal que tem pouco focinho, facilita bastante para que tenha problemas de ordem ocular. O problema encontrado na maioria destes animais mais comuns é a úlcera de córnea, e entre um a cada 10 Boston Terriers apresentam este tipo de problema pelo menos uma vez na vida. É bastante comum nestes casos se encontrar tendências a cataratas.
A surdez também pode ser encontrada nestes animais, desde o seu princípio. Ela poderá acontecer em qualquer um dos exemplares, porém é muito mais comum em Bostons que tenham um ou dois olhos azuis.
Outro problema comum existente no animal é a luxação de patela, que poderá levar a uma ruptura de ligamento cruzado anterior. Além disto, ocasionalmente a raça poderá apresentar a displasia de quadril, apesar desta doença acontecer em raças grandes, já a luxação de patela é muito mais comum em raças que são menores.
Alguns dos cães Terriers contam com uma ausência na cauda, ou também a chamada cauda pra dentro, ou ainda contam com uma cauda bastante enrolada. E por este motivo poderão ter sérios problemas já que em algumas vezes a cauda cresce ao contrário e para baixo, criando uma fenda que poderá ser dolorosa e infeccionar. Em alguns casos mais severos é preciso se amputar a cauda. Já em casos mais brandos, é bastante importante que se mantenha a área limpa para que se possa garantir o conforto total do cão.
Apesar destas peculiaridades a raça não exige muito muitos cuidados, sendo um animal que pode viver por até 17 anos se for bem cuidado.
Ficha Técnica do Boston Terrier
Nome Original | Boston Terrier |
---|---|
País de Origem | Estados Unidos |
Porte | Pequeno |
Utilização | Companhia |
Cuidados Especiais | Evitar exercícios e passeios nas horas mais quentes do dia. |
Características Físicas | Olhos: redondos. Orelhas; pequenas e eretas. |
Altura média | Macho - 38 a 43 cm • Fêmea - 38 a 43 cm |
Peso médio | Macho - 4,5 a 11,2 kg • Fêmea - 4,5 a 11, 2 kg |
Expectativa de Vida | 13 a 15 anos |
Cor da Pelagem | Tigrada, preta, seal (cor-de-rosa). |
Tipo da Pelagem | Curta, lisa, textura fina e brilhante. |
Temperamento | Afetuoso, gentil e intgeligente. |