Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

A Xiaomi apresentou nesta semana a sua versão de um cachorro robô, chamado de CyberDog. O design segue o que tem sido apresentado pelas outras empresas de tecnologia que estão investindo neste tipo de equipamento, mas com algumas novidades. O cachorro da Xiaomi terá o seu código aberto e com um preço abaixo do que vem sendo cobrado pelas outras companhias.

Xiaomi lança sua versão de cachorro robô

De acordo com o anúncio feito pela própria empresa, o objetivo do código aberto será o de incentivar a comunidade de desenvolvedores de robótica a criarem aplicações para o seu CyberDog, que poderão ser compartilhada entre a comunidade de programadores.

Este código vai rodar em chipset NVIDIA Jetson Xavier NX com 384 núcleos CUDA, 48 Tensor Cores e dois motores de aceleração de aprendizagem profunda, combinados com um SSD de 128 GB.

O robô conta, na parte da frente, com uma câmera RealSense D450 Depth, à qual a Xiaomi adicionou várias câmeras e outros sensores do tipo que usa em smartphones. Isso inclui lentes binoculares ultra-amplas, ultrassônicos, GPS e sensores de toque, além de um conjunto de seis microfones.

Xiaomi lança sua versão de cachorro robô

A fabricante anunciou também que o modelo terá módulos de ação para rastreamento autônomo de objetos, navegação e também prevenção de obstáculos. Com isso, o dispositivo vai conseguir analisar o seu entorno em tempo real, além de ter a capacidade de gerar mapas de navegação e traçar um curso até o seu destino, evitando qualquer obstáculo que apareça em seu caminho.

Ele será veloz também. A empresa promete que ele pode chegar em uma velocidade aproximada de 11 km/h. Ele também vai conseguir fazer uma série de movimentos complexos, como saltar para trás, além de ter uma capacidade de transportar até 3kg de carga útil.

Neste primeiro momento, o objetivo da Xiaomi é produzir mil unidades, com a venda acontecendo somente na China e com preço de 9.999 RMB, algo entorno de R$ 8 mil na conversão direta para a nossa moeda e sem impostos.