Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Vereadores da cidade de Penha, em Santa Catarina, aprovaram uma lei polêmica. Ela basicamente estabelece uma multa para os donos dos animais que forem considerados como barulhentos. Na prática, a lei basicamente quer proibir animais como os cachorros de latirem. Os valores das multas que podem ser aplicadas dentro da cidade podem chegar a R$ 23 mil.

Vereadores de cidade em SC aprovam lei que proíbe cachorro de latir

Segundo o texto que foi aprovado pelos vereadores, a lei considera infração “provocar ou não impedir barulho de animal”. De acordo com as informações que foram divulgadas, a proposta foi apresentada originalmente pelo vereador Everaldo Dal Posso (PL). O texto recebeu o parecer favorável da procuradoria jurídica do Legislativo.

O texto da lei também acabou considerando como procedente a Comissão de Constituição, Justiça e Redação antes de ir plenário para votação. No procedimento de votação, a lei acabou passando por unanimidade.

Vereadores de cidade em SC aprovam lei que proíbe cachorro de latir

A lei aprovada fala em perturbação ao sossego e também penaliza “gritaria e algazarra”, “profissão ruidosa” ou abuso de “instrumentos sonoros ou sinais acústicos” a exemplo de alarmes. Nesses casos, estabelece a mesma multa, de R$ 23 mil, para os infratores. Se for uma empresa, a autuação custaria o dobro.

O projeto acabou se tornando ainda mais polêmica depois que alguns vereadores teriam declarado que só aprovaram a lei por não terem lido a proposta corretamente. Mas como a proposta já tinha passado pelo legislativo, chegou até a mesa do prefeito da cidade, Aquiles da Costa (MDB).

O prefeito acabou optando por vetar a lei inteira. A equipe do prefeito afirmou que a lei tinha vícios de origem, ou seja, acaba criando um tipo de regra que não pode ser iniciativa do Legislativo.