Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Um caso absurdo e revoltante foi registrado no último dia 25 de novembro na câmara de vereadores da cidade de Tucumã, localizada no estado do Pará. Um vereador afirmou que os animais de rua, como cães e gatos, deveriam ser assassinados e servidor como alimento para leões onças do zoológico da região.

Vereador propõe dar cães e gatos de rua para leões em zoo

A afirmação foi feita pelo vereador Antônio Bezerra Franco, mais conhecido como Cangaia (PSB) e foi feita durante uma discussão que estava sendo travada no local sobre um aporte de R$ 40 mil anuais que a cidade deveria dar para que fossem tratados os animais de rua da cidade.

Durante a sessão sobre proteção animal da Câmara, o vereador disse, em fala extremamente confusa, que os animais deveriam servir de alimento para grandes felinos em zoológicos.

Vereador propõe dar cães e gatos de rua para leões em zoo

“Quem tem animal, tem que cuidar. Cada qual cuida do seu animal. Os que estão na rua, uns caras passam de carreta, recolhem, fazem exames e levam pro zoológico. Acho que a cidade que tem mais gato no Brasil é aqui, Tucumã. Os caras colocam os gatinhos no lixão e vai espalhando pela cidade. Gato é muito pequeno, acho que não dá nem uma dentada pra um leão, mas quem tem seus cachorros tem que cuidar”, disse.

Questionado durante o debate se ele realmente queria que os animais fossem mortos para alimentar outros bichos em zoológicos. “É, ué! Leva para o zoológico, coloca para fazer exames e lá, eles comem. Os leões e as onças”, disse.

Como não poderia deixar de ser, a faça acabou tendo uma péssima repercussão. O vereador acabou se desculpando, afirmando que falou aquilo somente porque “estava com muita forme e sono”.

Quero retratar que errei, reconheço meu erro. Jamais desejo isso. Quando passo sono e passo muita fome, eu passo mal. Só o que estavam falando era nesse projeto, e já caminhava para uma hora da tarde. A sessão terminou 12h45. Então, povo de Tucumã e do Brasil, jamais eu vou desejar matar cachorro”, disse o parlamentar.