Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

São diversos os casos de donos que acabam deixando os cachorros presos dentro do carro enquanto vão fazer alguma coisa, como compras em um supermercado. Em alguns casos, especialmente em locais muito quentes, estes carros acabam até mesmo sendo quebrados para que os cachorros sejam resgatados.

Tesla cria modo que cuida de cachorro enquanto dono estiver longe

Pensando nessas situações, a montadora norte-americana Tesla anunciou que vai incluir nos seus carros elétricos um sistema que terá como principal objetivo tornar o ambiente interno do veículo mais confortável para os pets quando os donos não estiverem por ali.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, o “modo cachorro” vai permitir que os donos dos carros definam uma temperatura que se manterá durante o tempo que o cachorro ficar por ali. O modo também aciona uma mensagem que avisa aos transeuntes que o motorista e dono do animal estará de volta em breve. Apesar do nome, o modo também deve atender donos de gatos ou outros pets.

Tesla cria modo que cuida de cachorro enquanto dono estiver longe

A mesma atualização também contará com um novo sistema que vai ajudar a prevenir furtos. Será uma espécie de modo sentinela, na qual o carro vai utilizar suas câmeras externas para monitorar o que acontece ao seu redor. Se alguém encostar no veículo, por exemplo, verá uma mensagem de que está sendo gravado.

Caso o veículo detecte uma ameaça mais séria, ele deve acionar o alarme do carro e também ligar o rádio no volume máximo, isso tudo antes mesmo do ladrão tentar arrombar o veículo. E tudo o que está acontecendo é enviado para a pessoa através de um aplicativo instalado no smartphone.

Os dois sistemas estarão disponíveis nos veículos Model 3 vendidos nos Estados Unidos a partir de hoje.