Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

O Spotify, maior serviço de streaming de músicas do mundo, está oferecendo um recurso diferente e muito interessante para aquelas pessoas que possuem pets em casa, como cães e gatos. O aplicativo está disponibilizando algumas seleções de músicas especiais, que podem ser colocadas para que os pets escutem durante a quarentena.

Spotify cria playlists para animais escurarem durante a quarentena

A playlist pode ser encontrada pelo nome “Pet Playlists”. De acordo com o comunicado publicado pela empresa, a decisão de montar uma playlist com este formato foi tomada depois de uma pesquisa mostrar que 71% dos tutores de animais têm o hábito de colocar música para que eles ouçam. Com isso, o serviço criou uma seleção com as músicas que eles mais gostam.

A “Pet Playlists” é inspirada na personalidade de cada animal. Ao selecioná-la, o tutor pode assinalar qual espécie de animal tutela e, depois, as características dele – se ele é “relaxado” ou “enérgico”, por exemplo. Após a seleção ser feita, o aplicativo apresenta uma coleção de músicas para acalmar ou animar o animal, que poderá desfrutar das canções.

Spotify cria playlists para animais escurarem durante a quarentena

Algumas instituições de ensino e pesquisa ao redor do mundo já realizaram alguns experimentos com o objetivo de entender a relação dos animais com a música. De acordo com uma pesquisa feita pela Queens University Belfast, na Irlanda do Norte, os cães realmente gostam de música, e demonstram preferência por alguns gêneros, como as clássicas.

Essas pesquisas também revelam alguns detalhes sobre os benefícios que a música traz para os cachorros. Elas podem ser muito benéficas para questões relacionadas a insônia, por exemplo. Além disso, as músicas também ajudam os cães a relaxar e aliviar sua ansiedade, pois a vibração das ondas sonoras ativa uma reação positiva no cérebro e altera a frequência cardíaca para que acompanhe o ritmo da música.