Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

A cidade de Seul, capital da Coreia do Sul, anunciou essa semana que vai passar a realizar testes de Covid-19 nos animais de estimação de moradores. De acordo com as definições do governo, a decisão vale para cães e gatos que estiverem apresentando sintomas da doença causada pelo novo coronavírus.

Seul anuncia testes em cães e gatos que apresentarem sintomas da Covid-19

O governo local afirma que os donos de cães e gatos que verificarem a existência de sintomas comuns da doença, como tosse, febre ou dificuldade de respiração, poderão levar até um dos locais que estejam autorizados a fazer o teste para a confirmação ou para descartar a doença nos pets.

Além disso, existe uma fila de prioridade que será adotada caso a demanda por testes seja muito grande. Por exemplo, serão atendidos primeiro os pets que estejam inseridos dentro das famílias que já tiveram pessoas que testaram positivo para a Covid-19.

Seul anuncia testes em cães e gatos que apresentarem sintomas da Covid-19

Caso o animal de estimação seja diagnosticado com a Covid-19, a equipe vai recomendar que ele fique em casa. Além disso, deverão ser realizados testes com outros humanos que possuem contato com o animal caso eles ainda não tenham sido testados.

Vale ressaltar que não existe a necessidade de que os humanos se isolem de seus pets, já que não há indícios de que cães e gatos possam transmitir o novo coronavírus para seres humanos.  Embora, diferentes partes do mundo tenham registros de animais que foram infectados pela Covid-19, não há qualquer estudo que os ligue na cadeia de transmissão entre humanos. Estudos indicam apenas que existe a possibilidade de animais transmitirem para outros animais.