Rede de pet shops lança sistema para cachorro fazer compras online

Sistema consegue medir nível de interesse por brinquedos utilizando reconhecimento facial.

Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Uma grande rede de pet shops anunciou o lançamento de uma nova ferramenta em seu site que vai permitir com que os cachorros escolham os itens que desejam comprar. De acordo com a Petz, os cachorros vão conseguir escolher quais são os itens que mais lhe agradaram e colocar eles diretamente para o carrinho de compras.

O sistema funciona utilizando um dispositivo com câmera, seja um computador com uma webcam ou então um smartphone ou tablet. Através do dispositivo que capta imagens, o sistema realiza um reconhecimento facial que, combinado com outro sistema de inteligência artificial, permite o registro das reações dos cães.

A plataforma vai apresentando os diferentes itens que estão sendo vendidos, e a câmera fica com a responsabilidade de captar as reações e identificar quais são aqueles que mais atraem o gosto do fofuxos. Depois disso, todos os itens que receberam reações positivas do caro vão diretamente para o carrinho de compras, e os donos decidem se vão finalizar a compra ou não.

A tecnologia, que levou cerca de seis meses de desenvolvimento, foi feita analisando fotos de milhares de animais de diversas raças e desenvolvida com adestradores, para que o sistema pudesse identificar as reações dos cachorros, segundo Félix del Valle, Vice-Presidente de criação a Ogilvy Brasil, empresa responsável pelo projeto. De acordo com a companhia, a ação é inédita em todo o mundo. A Petz não revela o valor investido para o desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial e a criação do e-commerce interativo. 

“A ligação entre o tutor e o seu cão pode acontecer de diversas formas. Entendemos quem faz festa de aniversário para o animal de estimação, quem conversa com ele. O amor por um pet não tem limites e o pet-commerce é a prova disso”, diz Sergio Zimerman, presidente da Petz. Apesar de ser apontada como uma ferramenta importante para atrair mais clientes para o e-commerce, a empresa não fez uma estimativa sobre a taxa de conversão da ação em vendas.