Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Sabemos que um dos grandes problemas que as cidades enfrentam é a quantidade de cães de rua que acabam surgindo. Isso é algo que pode ser percebido com mais facilidade nas cidades de países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, mas que não deixa também de ser um problema nos países mais ricos.

Projeto que transformar cães de rua em guardiões

Os cães de rua quase sempre acaba sendo o resultado de uma falta de política para controle populacional dos cães. Mas existem alguns projetos que desejam transformar este problema em uma espécie de oportunidade para tentar corrigir outros problemas bastante comuns das grandes cidades, como é o caso da violência.

Uma ação está sendo desenvolvida na Tailândia com o principal objetivo de conseguir transformar alguns cães de rua em verdadeiros guardiões, agentes que poderão atuar e somar no combate ao crime nas vias públicas. Para isso, os cães estão sendo equipados com alguns itens interessantes de tecnologia, todos acoplados em um colete muito interessante.

Projeto que transformar cães de rua em guardiões

Os equipamentos que estão sendo colocados nos cães contam com câmeras que conseguem transmitir imagens em tempo real pela internet. As imagens podem ser vistas tanto em smartphones quanto também nas telas do computador. Para que não seja enviada uma grande quantidade de imagens o tempo inteiro, a câmera é acionada somente quando o cachorro começa a latir.

“Isto vai fazer com que as pessoas sintam que os cachorros vira-latas podem se tornar vigilantes noturnos para as comunidades”, disse Pakornkrit Khantaprap, 28, que está na equipe de criação do projeto.

De acordo com as informações que forma divulgadas para a imprensa internacional, o projeto começou no mês de março, mas ainda existem diversos testes sendo feitos de forma controlada para entender a eficácia do projeto e também saber se os coletes não acabam prejudicando a vida dos animais.