Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Quando falamos em animais fazendo viagens especiais, a grande maioria das pessoas lembram da vira-lata Laika, que foi a primeira cadela a deixar o planeta Terra e que acabou morrendo de hipotermia poucas horas depois do lançamento da nave Sputnik. Mas outros animais também acabaram sendo enviados para o espaço, e agora estão sendo lembrados.

Primeira gata a fazer uma viagem espacial ganhará estátua na França

Félicette acabou se tornando a primeira gata astronauta do mundo, sendo enviada para o espaço no ano de 1963. A felina conseguiu ir e voltar viva, mas infelizmente acabou sendo sacrificada poucos meses depois do voo. O motivo: os cientistas tinham que analisar o resultado obtido com os eletrodos implantados no seu crânio.

felina fez parte do Centre national d'études spatiales (CNES), programa espacial francês. Antes do voo, enquanto passava por testes no laboratório, a bichana era denominada apenas como C 341. Porém, com a notícia da viagem, a mídia começou a chamá-la de Félix, por causa do famoso personagem Gato Félix. Então o Cerma, centro de pesquisa aeronáutica da França, decidiu deixar claro que se tratava de uma fêmea e pôs seu nome de Félicette.

Primeira gata a fazer uma viagem espacial ganhará estátua na França

O envio de animais para o espaço acabou se tornando um recurso comum durante a corrida espacial. Os cientistas precisavam entender melhor qual seria o impacto da falta de gravidade no organismo de seres vivos, para preparar o terreno para o envio de humanos.

Mesmo tendo sua história publicada em cartões-postais logo depois do seu retorno para a Terra, a gata Félicitte acabou caindo no esquecimento. Agora, por iniciativa de um publicitário, foi criada uma vaquinha online para construir uma estátua em homenagem à gata. A campanha arrecadou 43,323 libras esterlinas (o equivalente a mais de R$ 202 mil) e a escultura será feita pela artista plástica Gill Parker.

A estátua deve ter cerca de 1,5 metro de tamanho e será instalada na Universidade Espacial Internacional, na França, ainda sem data confirmada para acontecer.