Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

O presidente do Turcomenistão, Gurbanguly Berdymukhamedov, anunciou nesta semana, através da mídia estatal que acaba dominando o país, a inauguração de um monumento um tanto quanto diferente em relação ao que é feito em nações com características semelhantes: uma estátua dourada de 6 metros de altura de um cachorro alabai.

Presidente do Turcomenistão inaugura estátua de cachorro dourada

A estátua foi colocada na capital do país, Ashgabat. O cão desta raça que foi escolhida como modelo para a estátua é reconhecida como sendo original naquele país, sendo uma variante do pastor-da-ásia-central.

A mídia estatal destacou a inauguração deste monumento, afirmando que ele era em “respeito e honra e uma coragem exemplar e coração cordial desses maravilhosos animais, tendo destacado o seu papel no destino da história da nação.

Presidente do Turcomenistão inaugura estátua de cachorro dourada

Essa não é a primeira vez que o líder turcomeno faz uma estátua para um animal. No ano de 2015, ele fez uma estátua dele mesmo em cima de um cavalo. Já no ano de 2019, o mesmo presidente também escreveu um livro sobre o cachorro alabai, em que conta a origem da raça e a relevância cultural que o cachorro exerce no país, considerado um símbolo nacional.

O Turcomenistão atualmente é considerado como um dos países mais fechados do mundo. Neste ano, em um relatório sobre a liberdade de imprensa, mostra que o país está na penúltima posição, ficando atrás apenas na Coreia do Sul.