Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

As cidades pelo Brasil se demonstram cada vez mais preocupadas com o bem-estar dos animais, especialmente aqueles cães e gatos que são abandonados nas ruas. Afinal de contas, além dos problemas que os próprios pets enfrentam, existem também alguns gastos em decorrência dos animais que andam sozinhos pelas ruas que acabam sobrando para a própria prefeitura.

Prefeitura de Florianópolis lança página no Facebook para incentivar a adoção

A mais nova ação foi anunciada na capital Florianópolis, em Santa Catarina, região Sul do Brasil. O governo municipal, através da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), anunciou o lançamento de uma página no Facebook apenas para incentivar a população ao ato de adotar.

A ação faz parte da campanha “Adote um Amigo” que está sendo promovida pela prefeitura. O principal objetivo é diminuir a população de animais domésticos que circulam pelas ruas da “Ilha da Magia”. Além de incentivar a adoção, a prefeitura também está utilizando as redes sociais para anunciar uma série de outras medidas que estão sendo tomadas em relação aos animais abandonados.

Incentivando a adoção

Para as pessoas que estiverem interessadas em adotar um cão ou gato encontrado pelas ruas da cidade, a prefeitura garante a cirurgia de castração gratuita. Além disso, as pessoas ainda têm o direito de conseguir a vacinação dos animais com menos de seis meses de vida sem ter que desembolsar nada por isso.

Todos os animais que forem anunciados através da página no Facebook passarão pelo processo de vermifugação, além de receberem um chip que vai concentrar todas as informações relacionadas ao animal. Estes animais poderão ainda contar com um atendimento gratuito garantido pela prefeitura da cidade durante toda sua vida. O benefício vai ser concedido a qualquer pessoa que adotar um cão ou gato microchipado, independente da renda da família.

Prefeitura de Florianópolis lança página no Facebook para incentivar a adoção

Atualmente a página no Facebook da Dibea está anunciando 55 cães e gatos que estão esperando um novo dono ou uma nova dona. Todos os animais que são resgatados pela unidade ainda passam pelo programa “Cão Terapia”, que prepara o animal para ser adotado, deixando eles mais tranquilos e calmos.

Requisitos

Para adotar um animal através deste projeto a pessoa responsável deverá ter mais de 21 anos de idade. No momento da adoção a pessoa deverá ter a sua carteira de identidade em mãos. Todos os candidatos passam por uma entrevista de compatibilidade, que busca entender se aquelas pessoas vão conseguir atender as necessidades básicas dos cães ou gatos. Ao final do processo os responsáveis assinam ainda um termo de compromisso.