Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

A prefeitura de Porto, em Portugal, implementou um projeto simples, mas que pode acabar tendo um grande impacto na limpeza da cidade de uma forma geral. Foram instalados por diversas ruas vários pontos onde as pessoas podem retirar gratuitamente sacos para que sejam recolhidos as fezes que os cães deixam para trás.

Porto (Portugal) distribui sacos para donos recolherem necessidades de cachorros

A novidade não chega a ser um grande projeto inovador, uma vez que até mesmo por aqui existem lugares em que podem ser retirados os saquinhos. A diferença é que no Brasil geralmente são iniciativas criadas e mantidas por empresas privadas, e não acabam ganhando um projeto de continuidade.

Na cidade de Porto, os saquinhos são colocados dentro de casinhas coloridas, que são presas nos postes da cidade. Ou seja, os custos foram reduzidos, uma vez que não foi preciso criar as bases de sustentação. Basta puxar e pegar um saquinho, que são feitos com materiais resistentes e próprios para que as pessoas possam usá-lo como uma luva para pegar os dejetos. Depois, basta fechar e depositar na lixeira mais próxima.

Porto (Portugal) distribui sacos para donos recolherem necessidades de cachorros

Diversas cidades na Europa já contam com sistemas como este. Algumas optam por manter, com dinheiro público, com base no fato de que conseguem economizar com a limpeza das ruas e também passar uma imagem melhor, especialmente para os turistas. As que são mantidas por empresas privadas geralmente são mais irregulares, com muitas iniciativas abandonadas ao longo do tempo.