Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

A polícia Baiana terá, em breve, um membro que conta com um dos olfatos mais apurados do planeta. Trata-se de um cachorro da raça Bloodhound, que ficou conhecido mundialmente por ser a raça que inspirou personagens como o Pluto e o Pateta. O nome do cachorro é Hunter e ele consegue localizar um objeto que está a até 12 km de distância.

Polícia Baiana terá cão da raça Bloodhound para operações especiais

De acordo com pesquisas feitas com essa raça de cachorro, ele conta com 450 milhões de células olfativas - o dobro do que possui os pastores-alemães, raça muito utilizada por policiais em todo o mundo, principalmente na busca de pessoas desaparecidas. Isso faz com que ele seja muito bom em encontrar pessoas desaparecidas cheirando um objeto utilizado pela mesma, como uma caneta.

Hunter atualmente está com 4 meses, portanto ainda deve passar por uma série de treinamentos antes de começar a atuar em campo. O treinamento se chama Mantrailing. Durante o treinamento, seis policiais servem de guia e quatro como operadores, dando suporte ao trabalho do cachorro. O tempo de treinamento deve ser de cerca de seis meses.

Polícia Baiana terá cão da raça Bloodhound para operações especiais

Para achar uma pessoa desaparecida e foragidos, Hunter vai cheirar peças de roupas ou objetos utilizados por essas pessoas. Os longos orelhões também terão papel fundamental em seu trabalho. Isso porque eles formam uma espécie de "parede" ao lado do focinho e impedem que cheiros externos atrapalhem a busca.