Pesquisadores encontram anticorpos contra Covid-19 em cão e gato de rua

Descoberta foi feita no Rio de Janeiro e anunciada pelo Instituto Oswaldo Cruz.

Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Foram divulgadas no final da semana passada o resultado de um estudo feito pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) que encontrou anticorpos contra a Covid-19 em um cachorro e um gato de rua no Rio de Janeiro. O resultado da pesquisa foi apresentado na revista científica Plos One.

De acordo com as informações que constam na pesquisa, não existe qualquer indício de que os animais tenham sido expostos ao Sars-CoV-2. Mesmo assim, ambos desenvolveram uma resposta imune contra o vírus. Os pesquisadores afirmam que essa seria uma prova de que os bichos estão sendo infectados pelas pessoas.

A coleta foi realizada em animais que estiverem em 2 clínicas veterinárias localizadas na cidade do Rio de Janeiro, que foram atendidos entre os meses de junho e agosto de 2020. Ao todo, foram examinados 96 animais, tanto entre os que tinham dono quanto aqueles que eram resgatados da rua.

Os anticorpos neutralizantes específicos contra o coronavírus foram detectados no soro de um gato e um cachorro por meio do chamado “teste de neutralização por redução de placa”, que é uma metodologia de ensaio sorológico altamente específica. Todos os pets passaram por testes de PCR também, para detectar a presença da Covid-19, mas nenhum teste retornou positivo.

“Os resultados atuais estão de acordo com as pesquisas anteriores que sugerem a transmissão humano-animal do Sars-CoV-2. Por essa razão, a investigação em populações animais, através de uma abordagem de Saúde Única, é necessária e deve ser encorajada”, defendem os especialistas no artigo.

Os pesquisadores fizeram questão de citar no artigo que ainda não existe qualquer indício que possa acontecer o contrário, ou seja, que os pets possam acabar contaminando seres humanos. “Reforçamos que qualquer tentativa de abandonar ou maltratar os animais é condenável e não se justifica”, salientam.