Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Que a relação entre humanos e cães é extremamente próxima ninguém mais duvida. Mas uma pesquisa feita recentemente acaba demonstrando que o afeto que as pessoas sentem pelos animais pode até mesmo superar o sentimento pelos seus semelhantes, ou seja, outros humanos.

Pesquisa confirma: gostamos mais de cachorros do que de gente

O estudo cientifico foi realizado por profissionais do ramo da psicologia residentes na Northeastern Universtity, em Boston, nos EUA. A pesquisa foi feita com base na distribuição de notícias falsas e no estudo do comportamento que as pessoas tiveram ao ler o conteúdo das informações.

As notícias basicamente traziam relatos de casos de violência, mas elas tinham diferenças em relação as vítimas. Em cada notícia a vítima mudava, de acordo com os seguintes perfis: um adulto na faixa dos 30, um bebê de um ano, um cãozinho recém-nascido e um cachorro mais velho, com seis anos de idade.

Depois da leitura, os adultos que estavam participando da pesquisa eram orientados a indicar, de acordo com uma escala, o grau de emparia que sentiram por cada uma das vítimas. O resultado mostra que O bebê humano, o bebê canino e o cão adulto despertaram todos mais piedade que o humano adulto – e a comoção foi maior entre mulheres que entre homens.

Pesquisa confirma: gostamos mais de cachorros do que de gente

A explicação está no fato de que a violência é considerada menos justificável quando praticada com qualquer ser que possa ser considerado como indefeso. Mesmo que a situação deixasse claro que o adulto humano não poderia ter se defendido, os cães acabaram comovendo mais na situação narrada.

A pesquisa foi criada pelos profissionais depois de uma situação diferente que aconteceu nos Estados Unidos, em 2014. Na ocasião, um garoto foi atacado por um cachorro de grande porte. Uma campanha foi feita para ajudar na reconstrução facial do menino, e a página no Facebook conseguiu apenas 500 curtidas. Já a campanha que foi feita para evitar que o cachorro responsável pelo ataque não fosse sacrificado conseguiu 40 mil curtidas na sua página na mesma rede social.