Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Diversas pesquisas já foram feitas na tentativa de entender, de fato, como funciona a comunicação entre os cachorros humanos. Que ela foi desenvolvida e está em nível acima da estabelecida com outros tipos de animais, já se sabe. Mas, cada vez mais, estudos comprovam que os cachorros conseguem entender, e muito, do que é dito pelos humanos.

Nova pesquisa reforça: Cães entendem o que os humanos falam

A pesquisa mais recente que teve os seus resultados divulgados veio da Universidade Emory, localizada nos Estados Unidos e publicada no periódico Frontiers in Neuroscience. Os dados apontam que os cachorros possuem uma compreensão básica das palavras que lhes foram ensinadas e conseguem também associar com determinados objetos.

A pesquisa foi feita durante um período de dois a seis meses, e foram utilizadas 12 raças diferentes. Os cientistas ensinaram o nome dos diferentes objetos para os cachorros, e depois utilizaram imagem por ressonância magnética funcional para estudar se eles possuíam a capacidade básica de diferenciar a fala humana que lhes foi ensinada a lembrar e palavras novas ou desconhecidas.

Nova pesquisa reforça: Cães entendem o que os humanos falam

Foram utilizados dois tipos diferentes de brinquedos na pesquisa, sendo um macio e outro com uma textura diferente, o que ajuda os cães a diferenciar um do outro. Depois disso, utilizando o chamado “protocolo de caçador”, os cachorros foram ensinados a ir atrás de cada um dos brinquedos apenas ouvindo o nome associado a cada um deles.

Outros testes também  foram feitos com a participação dos donos, que falavam determinadas palavras, mostrando que existem diversas atividades cerebrais que comprovam que os animais não apenas conseguem compreender uma série de palavras, como se esforçam para tentar entender aquelas palavras que são repetidas com uma certa frequência e que  seu significado ainda não foi explorado.