Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Quando o dono leva o seu cachorro para passear e leva junto consigo uma pequena sacola onde vai colocar os dejetos do seu animal para que a mesma possa ser levada para a lixeira mais próxima, ele não está fazendo mais do que sua obrigação em relação ao convívio com a sociedade. Este sentimento, que já foi praticamente nulo na população brasileira, está cada vez mais presente.

Moradores de Juiz de Fora ameaçam matar cães que fazem cocô na calçada

Mas algumas pessoas acabam tomando medidas extremas para tentar afastar os cachorros que fazem algum tipo de sujeira na calçada. É o caso registrado na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Do lado de fora de um grande condomínio foram colocados avisos ameaçando envenenar os cães que passam por ali para fazer suas necessidades.

Um dos cartazes que acabaram sendo flagrados no seu local dizia o seguinte: : "Aos senhores donos de cães, informamos que já estão sendo servidos petiscos com chumbinho de rato. Por isso, suma com seu cão cagão daqui. (sic)"

O mesmo condomínio já faz uma espécie de campanha contra a sujeira deixada pelos animais na sua calçada há muito tempo, mas as placas que foram colocadas antes traziam dizeres mais provocativos e irônicos em relação ao comportamento dos donos que levam seus cães para fazerem suas necessidades no local.

Uma das placas antigas dizia o seguinte: “Parabéns por passear com seu cão e obrigado por recolher as fezes dele, afinal... ‘A calçada é pública e não privada do animal’”

Donos se assustaram com as novas placas

As novas placas foram flagradas esta semana. Uma das donas que passeavam com o seu cão pela calçada que fica rente ao muro e ao portão de entrada do condomínio se assustou quando leu o aviso. Ela já tinha percebido que o chão ao redor do local estava todo sujo de comida de cachorro, mas disse que não acreditava que os moradores ou administradores tiveram coragem de espalhar comida com veneno no local.

Quando a imprensa se dirigiu até o local, nem os moradores e nenhum dos representantes do condomínio quiseram comentar o assunto.

A Sociedade Protetora dos Animais já foi até o local e está investigando quem seria os responsáveis pela colocação dos cartazes e disse que vai acionar a ajustiça caso seja encontrada comida com veneno no local.

Lei

Na cidade de Juiz de Fora existe uma lei municipal há 13 anos que obriga os donos a recolherem as fezes dos animais quando estão passeando em vias públicas.