Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Os moradores de uma cidade no interior do estado do Rio Grande do Sul estão indignados com a grande quantidade de cães e gatos que estão sendo encontrados mortos nos últimos dias. Somente na semana passada foram encontrados mais de 90 pets pelas ruas da cidade de Bom Jesus. Nesta segunda-feira foram encontrados mais quatro cães sem vida.

Moradores de cidade do RS se mobilizam contra matança de cães e gatos

Os moradores iniciaram protestos pelas principais ruas da cidade. Ainda não existe a confirmação do que estaria matando os animais no município, mas de acordo com os levantamentos preliminares realizado por um veterinário, existe uma grande chance de que todos os animais mortos encontrados na cidade nos últimos dias tenham sido envenenados.

“Não existe qualquer justificativa natural para uma mortandade nestas proporções em tão pouco tempo”, afirmou o veterinário Lauro David Júnior Bertoldo. O profissional segue fazendo uma série de exames em alguns dos corpos dos animais que foram recolhidos. Os resultados serão encaminhados para a Polícia Civil na próxima semana.

Moradores de cidade do interior do RS se mobilizam contra matança de cães e gatosA delegada da cidade está comprometida em investigar os motivos desta grande quantidade de cães e gatos mortos na região. Já foram solicitadas as imagens das câmeras de segurança de alguns dos estabelecimentos comerciais próximos aos locais onde foram encontrados os corpos.

Cães de pátio também foram mortos

De acordo com um levantamento feito pela Associação Bonjesuense Protetora dos Animais, não foram somente animais de rua que acabaram sendo encontrados mortos nos últimos dias. A entidade afirma também que diversos cães que moravam dentro de pátios também morreram. Alguns foram encontrados agonizando ainda, com claros sinais de envenenamento.

Além da espera pelos resultados dos exames e também do trabalho que está sendo feito na coleta das imagens, a polícia civil também já está percorrendo lojas que vendem produtos tóxicos para tentar obter informações de compradores nos últimos dias.