Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

A ativista Luisa Mell, conhecida por suas diversas ações em prol dos animais e também por ser bastante dura publicamente ao criticar determinadas atitudes de outras pessoas, escreveu um texto comentando a atitude da atriz Claudia Ohana, que recentemente devolveu dois cães que ela tinha adotado no começo do ano.

Luisa Mell critica Claudia Ohana por devolver cachorros adotados

De acordo com as informações que foram repercutidas, a atriz teria adotado Thor e Tigrão no começo deste ano em uma ONG de proteção animal chamada Projeto Toca do Bicho. Mas há alguns meses, no começo da pandemia do novo coronavírus, a atriz teria devolvido os cães, pois eles estariam “destruindo sua sala”. Luisa escreveu o seguinte:

"Muitas pessoas me escreveram para eu me posicionar sobre a polêmica envolvendo a atriz Claudia Ohana e a ONG Toca dos Bichos. Para quem não sabe, ela adotou dois filhotes em dezembro e devolveu, quando começou a pandemia, porque eles estavam destruindo sua sala. Infelizmente este caso não é único. Só neste ano, 50 animais foram devolvidos para o meu instituto. 'Ele cresceu muito,' 'Ele destruiu muitas coisas', 'Meu novo namorado não gosta de cães', 'Estou sem tempo, são algumas das desculpas que tenho o desprazer de escutar".

Luisa Mell critica Claudia Ohana por devolver cachorros adotados

Mas o pior mesmo é ver o sofrimentos dos animais que são devolvidos. Alguns choram dia e noite sem parar. Alguns adoecem de tanta tristeza. Muitos que são adotados filhotes e devolvidos adultos, nunca mais tem uma nova chance, como é o caso do Lucas que está abraçado comigo na foto. Ele foi devolvido porque cresceu demais. Animais resgatados por ONGs normalmente já sofreram muito. Nós fazemos um tratamento psicológico com muitos. Vocês tem ideia do quanto é devastador para eles serem devolvidos? Claudia, eu sei exatamente o que é ter uma casa destruída por um filhote. Sei que não é fácil, nem agradável. Mas não é comparável a dor de ser abandonado. 'Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas' ou tenha responsabilidade nas suas ações quando elas envolvem serem que tem sentimentos!", finalizou a ativista.

A atriz chegou a acusar a ONG de não aceitar que os animais de estimação fossem enviados para casa de um amigo da atriz. Claudia afirmou ainda que tinha dado um “jeito nas costas” e por isso não estaria dando conta de cuidar dos animais.

“Eles [ONG] falaram que tudo bem, que os cachorros poderiam ficar lá um tempo com a mãe deles, com os irmãozinhos, e que depois eles voltariam para cá. Porque a minha intenção era depois da pandemia poder voltar porque aí eu posso passear com eles e posso ter uma vida normal porque estava muito difícil pra mim, trancada em casa. E aí eles fazem isso, botam pra adotar os meus cachorros e ainda fazem publicidade em cima disso. Eu fiquei muito chateada, eu tenho muita saudade deles, eu não abandonei eles e realmente é muito chato isso", afirmou a atriz.

Já ONG Toca dos Bichos afirmou que a atriz “disse inverdades”: “Claudia Ohana nunca se preocupou em saber deles, nunca foi visitá-los ou mandou um saco de ração para os filhos que dizia tanto amar. Ela sumiu. E vem cobrar da gente algo? Querer agora os 2 de volta para amenizar a situação? Acabou a confiança!”, afirmou a ONG.