Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Muitas pessoas adoram fazer aniversário apenas para ganhar presentes. Afinal de contas, quem não gosta de receber um mimo de vez em quando, não é mesmo? Mas se ao invés de presentes alguém que estivesse comemorando mais um ano de vida pedisse sacos de ração? Pois foi mais ou menos assim que nasceu o projeto Open Bar Canino.

Jovem cria projeto de arrecadação de comida para pets abandonados no RS

A história começou com Bruna Mendes, moradora de Porto Alegre, começou no ano de 2011, um pouco antes do seu aniversário de 19 anos de idade. A jovem nunca foi muito de festa, mas adorava a companhia dos seus cachorros que mantinha em casa e também em um sítio da família.

Neste ano, ao invés de fazer a tradicional comemoração, resolveu abrir mão das festas e também dos presentes. Ela pediu para os parentes e amigos que comprassem um ou mais quilos de ração para cães. Com estes alimentos ela iria fazer uma doação para algumas instituições que conhecia e que cuidava dos pets que já não tinham mais uma casa.

A iniciativa acabou dando tão certo que até mesmo pessoas que não conheciam Bruna acabaram participando e comprando a comida. Apenas com este pequeno gesto inicial foram arrecadados 500 quilos de ração.

Open Bar

Jovem cria projeto de arrecadação de comida para pets abandonados no RS

Já que a ideia deu tão certo, a Bruna decidiu transformar esta pequena iniciativa em um projeto mais consistente. Ela percebeu que existiam muitas ONGs e pessoas que dedicavam o seu tempo para cuidar dos animais que estavam nas ruas, mas não existia um projeto que fosse exclusivamente de suporte para estas casas de passagem ou abrigos.

Nascia então o Open Bar Canino, que consiste na arrecadação de comida para cães através de encontros promovidos em diversos espaços da cidade de Porto Alegre. De acordo com os números da instituição, até o momento já foram cinco eventos e mais de 1500 animais atendidos, com 12 ONGs beneficiadas.

Além da comida para os cães, também começaram a ser arrecadados comida para gatos, além de outros itens importantes, como caminhas, coleiras, roupinhas e produtos de higiene para os animais.

Para conhecer melhor o projeto, basta entrar no Facebook da Open Bar Canino