Hospital do DF promove encontra de paciente com cachorro

Idosa internada há mais de um mês conseguiu matar a saudade do seu pet.

Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Um hospital localizado no Distrito Federal decidiu promover e liberar uma visita pra lá de especial para uma de suas pacientes. Uma idosa de 72 anos de idade que está fazendo um tratamento há mais de um mês no Hospital Regional de Taguatinga conseguiu matar as saudades do seu cachorrinho.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição médica, a visita não só apenas foi liberada como também foi recomendada pela equipe médica responsável por cuidar de Neuza Botosso. Os profissionais da área da saúde perceberam que ela estava apresentando um quadro de depressão, e decidiram levar o cão até ela para ajudar no tratamento.

O cachorrinho se chama Toy. Neusa mora sozinha com o shih tzu há cerca de seis anos. “É indescritível a sensação de rever o bichinho que a gente gosta”, disse ela.

De acordo com a terapeuta ocupacional Mchilanny Bussinger de Menezes, em um primeiro momento a paciente adorou a ideia de rever o pet, mas recuou por achar que a separação após a visita faria os dois sofrerem. Convencida pela equipe, ela teve a ajuda do filho para poder abraçar Toy novamente.

O filho da idosa afirmou que o reencontro acabou se tornando muito benéfico para a saúde dela de uma forma geral, especialmente para autoestima.

Ainda de acordo com os familiares, os procedimentos de internações da idosa começaram há cerca de três meses, sendo primeiramente a causa teria sido uma suspeita de Covid-19. Depois, a doença não foi confirmada, mas a idosa continuou tendo problemas respiratórios e também de insuficiência renal.

O cachorro também ficou muito feliz de reencontrar sua dona, inclusive se escondendo de baixo da cadeira da paciente e precisou ser retirado dali para ir embora do hospital. O hospital afirma que essa foi a primeira visita animal dentro do local e considera como bem-sucedida a experiencia.