Hong Kong isola cachorro que deu positivo para teste do Coronavírus

Foram encontrados vestígios baixos do vírus, mas infecção ainda não foi confirmada.

Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Autoridades de Hong Kong confirmaram nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, que foram realizados uma série de procedimentos para isolar um cachorro depois que ele apresentou um teste positivo para o coronavírus. Caso a infecção realmente seja confirmada, será o primeiro caso de cachorro com a doença.

De acordo com as informações que foram divulgadas, o cachorro pertencia a um paciente que foi diagnosticado com coronavírus. Foram feitos testes em suas cavidades nasal e oral para detectar a presença do vírus no animal. Apesar de terem encontrado indícios do vírus no cão, ainda não foi possível afirmar que o animal tinha a infecção, uma vez que nenhum sinal da doença foi encontrado.

O Departamento de Agricultura, Pescados e Conservação (AFDC, na sigla em inglês) de Hong Kong disse que vai conduzir novos testes para confirmar se o cachorro foi infectado com o vírus ou se as amostras foram positivas apenas por contaminação pelo ambiente. “No momento, o AFDC ainda não tem evidências de que animais de estimação possam ser infectados ou de que eles possam ser uma fonte de transmissão para pessoas”, disse o órgão.

A entidade informou ainda que o cachorro vai ficar de quarentena por duas semanas. Enquanto isso, a Organização Mundial da Saúde também se pronunciou sobre o caso, afirmando também que não foram encontradas evidencias suficientes sobre a possível contaminação de animais por coronavírus.