Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Os guarda-vidas acabam tendo um papel fundamental nas praias do litoral brasileiro: evitar que as pessoas morram afogadas no mar. Mesmo com todos os avisos e todas as campanhas feitas pedindo para as pessoas respeitar a água, todos os anos milhares de pessoas acabam sendo retiradas com vida por estes profissionais.

Guarda-vidas salvam cachorro em praia do Paraná

Mas não são apenas pessoas que os guarda-vidas salvam nas praias brasileiras. Uma dupla de bombeiros que estavam atuando no litoral de Barra do Saí, em Guaratuba, no Paraná, salvou um cachorro que estava se afogando no mar. O fato foi aconteceu no último domingo, por volta das 10h30.

Os responsáveis pelo salvamento foram o sargento Caio Oliveira e a soldado Caroline Alves. De acordo com os relatos que foram feitos, um grupo de pessoas que estavam no local avisaram a dupla que um cachorro estaria se afogando. "“Ela até viu alguma coisa da praia, mas não conseguiu distinguir. Então voltou ao posto, que é mais elevado, e, com os binóculos, conseguimos visualizar que era um cachorro”, relata o sargento."

Guarda-vidas salvam cachorro em praia do Paraná

Eles perceberam que o cão estava tendo bastante dificuldade para nadar, e o quadro realmente se mostrava perigoso. "“Ele estava a pelo menos uns 200 metros da praia e ali é um local que tem uma correnteza forte, por causa do Rio da Barra. Como tinha chovido muito na noite anterior, a correnteza estava ainda mais forte”, conta Oliveira. "

Ambos não pensaram duas vezes e se lançaram ao mar para fazer o resgate do animal. Depois que alcançaram o cão, a dupla de guarda-vidas ainda acalmou o dog, que estava bastante agitado com o acontecido. "“Demos um pouco de água e deixamos ele no posto para ver se ele se restabelecia. Tentamos dar ração, mas ele não comeu”, diz o sargento."

Infelizmente o cachorro acabou indo embora do local enquanto a dupla fazia outros atendimentos.