Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Os civis que moram na Ucrânia seguem tendo que enfrentar os horrores da Guerra que começou com a ação de invasão da Rússia no país. Com isso, milhões de civis tiveram que, da noite para o dia, simplesmente abandonar toda a sua vida para fugir em direção a outros países que passaram a receber estes refugiados. Também diversas histórias diferentes se tornaram conhecidas pelo público.

[ímage]

Dentre aqueles que conseguiram escapar da guerra estão um gato chamado Stepan e que acabou se tornando uma das grandes celebridades da internet, acumulando mais de um milhão de seguidores no Instagram e no TikTok, juntamente com a sua tutora.

Anna, que é a dona do felino, recentemente comunicou aos fãs do animal nas redes sociais que tanto ela como sua família acabaram se vendo obrigados a deixar tudo para trás, pois moravam na Ucrânia. Neste momento Anna e o gato conseguiram se refugiar na França.

Em um post que foi feito no Instagram Anna deu mais detalhes relacionados ao que aconteceu com toda sua família, incluindo Stepan. Eles estavam na Ucrânia quando as tropas russas começaram a atacar a sua cidade natal, Khakiv, no nordeste do país. Eles conseguiram fugir indo em direção a Polônia, um caminho que tem sendo feito por milhões de pessoas.

Confira a tração da postagem feita:

"Percebemos que a guerra havia chegado à nossa casa. No primeiro dia de bombardeios, as destruições foram mais graves. Os projéteis atingiram as casas vizinhas todos os dias, muitas delas queimaram diante de nossos olhos. Por algum milagre, nossa casa permaneceu segura exatamente por alguns dias", relatou a ucraniana.

"Passamos duas noites no porão e sem eletricidade por uma semana. Tivemos que ir ao porão do vizinho para carregar o telefone. Mais tarde, conseguimos sair da cidade. Voluntários de Kharkiv ajudaram nos levando para a estação ferroviária. Depois seguimos para a fronteira com a Polônia", acrescentou ela.

Anna também destacou que ela, seus familiares e o gato conseguiram seguir em direção à Europa ocidental com a ajuda da Associação Mundial de Influenciadores e Blogueiros. Segundo a ucraniana, a organização havia reunido voluntários de vários cantos do mundo para dar suporte aos refugiados ucranianos.

Gato Influencer e tutora conseguem sair da Ucrânia

“Na fronteira, ficamos na fila em uma passagem de pedestres. Havia muitas pessoas (entre 4 a 5 mil). Após 9 horas, conseguimos sair da Ucrânia. Quando chegamos à Polônia, recebemos ajuda dos influenciadores de Mônaco que fazem parte da Associação Mundial de Influenciadores e Blogueiros”, disse Anna.

A organização, que também elegeu Stephan como um dos maiores influenciadores de animais de estimação do mundo, conseguiu ajudar a família do pet a se refugiar igualmente na França e alugou um apartamento para eles morarem provisoriamente.

“Eles nos ajudaram a chegar à França e permanecer lá até o momento que poderemos voltar para casa. Estamos bem agora. Mas, nos preocupamos muito com nossos parentes na Ucrânia e faremos o melhor que pudermos para ajudar nosso país”, acrescentou.

A porta-voz da Associação mundial de Influenciadores e Blogueiros, Iryna Savchak, declarou que a operação de resgate de Stepan e sua família foi bastante complexa, mas se sente aliviada por eles estarem a salvo e longe do conflito.

“Não foi um trabalho fácil, mas em cada local estávamos sempre em contato com eles”, disse Iryna. “Agora, estamos cuidando deles pessoalmente na França”.