Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Um tipo de trabalho que se tornou bastante comum entre os fotógrafos é o ensaio feito com crianças recém-nascidas, os newborns. Mas uma fotógrafa do Rio Grande do Sul decidiu adaptar a técnica para tirar fotos de recém-nascidos animais, cães e gatos. A moradora da cidade de Canela decidiu levar adiante esse projeto como uma forma de chamar a atenção para a importância da adoção.

Fotógrafa faz ensaio newborn com cães e gatos

A ideia é basicamente a mesma das fotos que costumam ser tiradas com os bebês que recém vieram ao mundo. Todos os cães e gatos que aparecem nas fotos postadas ao longo deste texto estão nos seus primeiros dias de vida, entre 10 a 12 dias. Muitos nem abriram os olhos ainda.

Os pets aparecem com roupas e geralmente são colocados em ambientes que lembram um cenário, para que as fotos ganhem um tom artístico. A fotógrafa responsável pelo projeto, Daniela Batastini, acredita que esse é um momento em que tirar as fotos dos animais é mais fácil, já que eles costumam ficar bastante agitados depois dessa fase.

Fotógrafa faz ensaio newborn com cães e gatos

Dentre os acessórios utilizados pelos filhotes nos ensaios fotográficos estão gorro de unicórnio, bonequinhos de pelúcia e lacinhos na cabeça. Depois que o ensaio é realizado, algumas dessas fotos são postadas nas redes sociais, uma vez que estes animais precisam de um novo lar.

Fotógrafa faz ensaio newborn com cães e gatos

"O trabalho de adoção está muito ligado ao compartilhamento e à divulgação desses animais, mas isso vai perdendo a força gradativamente. Então, o newborn surgiu para trazer um produto muito diferente, para realmente espalhar essa ideia de adotar porque o vira-lata é um animal lindo e merece um lar", explica Daniela.

Fotógrafa faz ensaio newborn com cães e gatos

A fotógrafa comemora o sucesso do projeto, uma vez que depois que as fotos começaram a ser postadas os eventos realizados para adoção dos animais sem lar começaram a lotar. Daniela conta que os primeiros filhotes que passaram pelo ensaio de recém-nascido levaram apenas uma hora para ganharem um novo lar.