Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Diversos filhotes de cachorros, de variadas raças, incluindo chow-chow, shih-tzu, dachshund, maltês e pastor, foram resgatados de um bagageiro de um ônibus em situação de maus-tratos. O resgate aconteceu na última sexta-feira, dia 23, na BR-242, trecho de Barreiras, oeste da Bahia.

Filhotes de cachorros são resgatados em bagageiro de ônibus

De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa local, os animais foram encontrados em um ônibus por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Diversos animais estavam sendo transportados em situações precárias, como caixas plásticas, e apresentavam cansaço e aparente desidratação. Alguns dos animais tinham apenas 45 dias de vida.

O ônibus no qual os cachorros estavam saiu de Brasília (DF) e seguia para Parnaíba (PI), quando foi abordado por policiais que faziam fiscalização na região baiana. Os cães foram encontrados somente quando os agentes decidiram fazer uma fiscalização no bagageiro do veículo.

Ao se aproximar do local, os agentes sentiram um forte odor característico de urina e fezes e encontraram quatro caixas plásticas que continham 10 cães amontoados. Outros quatro animais foram resgatados na cabine do motorista. Os agentes afirmaram também que os cachorros estavam com pelagem coberta de fezes e urina, confinados e aglomerados, o que tornava a respiração dos animais muito difícil.

Filhotes de cachorros são resgatados em bagageiro de ônibus

A médica veterinária Tayslane Sabbel, que atua numa clínica que se disponibilizou para cuidar dos animais, conta como encontrou os cachorrinhos, logo após a apreensão.

"Os animais estavam em uma caixinha com fezes, urina e mal cheiro. Eles estavam viajando dentro de um bagageiro e rodado cerca de 2100 Km dentro do veículo fechado, um local muito quente, que não é apropriado. É muito importante que a Polícia Civil corra atrás para saber quais são as matrizes, de onde estão vindo, porque as mães devem estar engaioladas apenas reproduzindo. É necessário tomar uma providência", reforça.

O motorista do ônibus foi detido e levado para a delegacia.