Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Existem muitas e variadas pesquisas científica que já comprovaram todos os benefícios que um cachorro pode acabar trazendo para a vida de qualquer pessoa. Eles conseguem melhorar o humor além de criarem hábitos que previnem uma série de doenças. Mas será que os humanos também conseguem fazer com que os cães se sintam mais felizes?

Empresa do ramo alimentício promove pesquisa sobre felicidade dos cães

Foi com esta pergunta que a Nestlé, uma das maiores empresas do ramo alimentício mundial, resolveu iniciar uma pesquisa para tentar entender qual é realmente o impacto que as pessoas acabam tendo na vida destes animais.

Mudança de estado emocional

Para a pesquisa a Nestlé selecionou diversas famílias com cães e convidou eles a passarem alguns dias no centro de pesquisa da marca, que fica nos Estados Unidos. Para conseguir monitorar o estado de humor dos animais, os pesquisadores monitoram o fluxo de sangue em determinadas regiões, como patas, olhos e ouvidos, que acaba sendo alterado sempre que eles sofrem alguma mudança de estado emocional.

Os cães ficam sendo lidos por uma máquina que consiga fazer medições termográficas. Elas permitem que sejam registradas diferenças e variações nestas localidades, interpretando todas as oscilações.

Empresa do ramo alimentício promove pesquisa sobre felicidade dos cães

Segundo a cientista Ragen McGowan, uma das responsáveis pela pesquisa, a ideia principal é monitorar os cães para que os pesquisadores entendam melhor como medir os estados positivos, como alegria ou felicidade dos cães. Ela ressalta também que muito se pesquisa em relação a identificação de estados negativos, como estresse ou ansiedade em animais, mas que pouso se dá atenção para o outro lado.

Esta pesquisa é apenas uma ação de um programa mais complexo que está sendo desenvolvido pela empresa e que tem como principal objetivo entender melhor como funciona o vínculo emocional entre os seres humanos e os animais de estimação.

O resultado da pesquisa deve ser divulgado nos próximos meses.