Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

A grande maioria dos gatos acabam não gostando muito de beber água nos potinhos convencionais e tradicionais. E a falta de hidratação dos felinos pode acabar ocasionando uma série de problemas de saúde. Problemas renais, por exemplo, são considerados muito comuns entre os gatos, justamente por eles acabarem ficando muito tempo sem beber água.

Empresa consegue aprovação da Anatel para bebedouro inteligente destinado a gato

Pensando em oferecer uma solução para os donos dos gatos, empresa Sure Petcare homologou junto a Anatel um modelo de Bebedouro Inteligente. De acordo com as informações que foram divulgadas pela companhia, o modelo se chama Felaqua e contará com diversos recursos interessantes, incluindo a capacidade de se conectar ao um microchip instalado no pet para identificar quando ele está por perto e também para registrar a quantidade de água que ele bebe ao longo do dia.

O bebedouro foi concebido com um design que também acaba tendo como principal objetivo chamar a atenção dos gatos. Ele conta com um reservatório de água fresca e um potinho mais raso, parecido com ode uma poça, algo que costuma ser bastante atraente para os felinos.

Empresa consegue aprovação da Anatel para bebedouro inteligente destinado a gatos

Já em relação aos recursos tecnológicos, o aparelho consegue identificar cada gato cadastrado pelo microchip ou por uma coleira com sensor RFID, mostrando em um aplicativo quanto cada um bebeu no dia. Dessa forma, será possível ter acesso a quantidade de água que o felino bebeu ao longo do dia. Esse controle é feito através de um aplicativo, também desenvolvido pela marca.

A homologação foi feita a pedido da empresa E3Tech, de Sumaré (SP), especializada em representação comercial e certificação no Brasil. O processo é necessário porque esses produtos usam identificação por radiofrequência RFID, já que são ativados a partir da proximidade do microchip dos animais. Todos os aparelhos funcionam a base de pilhas, dispensando o uso de cabos e tomadas.

Por enquanto, ainda não existe previsão oficial de lançamento no Brasil.