Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Dois gatos foram diagnósticos positivos para Covid-19 na semana passada no Brasil. Os registros foram feitos em Pernambuco e confirmados pela TECSA Laboratórios. Ambos os felinos estavam na região metropolitana de Recife.

Dois gatos testam positivo para Covid-19 em Recife

Os dados divulgados para o público confirmam que um dos gatos era uma fêmea de 11 meses e um gato macho de 1 ano. Ambos os gatos ainda seguem em acompanhamento. Os gatos haviam tido contato direto com humanos que tinham sido diagnosticados com a doença. Ambos os gatos não tinham apresentado sintomas até o momento da coleta.

Segundo Daniel Brandespim, membro do estudo multicêntrico para a vigilância de SARS-CoV-2 em animais de companhia com interface à Saúde Única, três estados brasileiros  já notificaram animais com diagnóstico positivo para a doença, Mato Grosso, Paraná e Pernambuco. No total, o Brasil registrou oito casos de animais infectados pelo coronavírus, contabilizando cinco cães e três gatos.

Dois gatos testam positivo para Covid-19 em Recife

Por enquanto, a transmissão entre humanos e animais do novo coronavírus ainda é considerada raro. Até o momento não houve qualquer confirmação de que os animais possam transmitir o vírus para os humanos, apenas o inverso. De acordo com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), "até o momento, não há evidência que animais tenham papel significativo na transmissão do vírus que causa a Covid-19".