Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

O tratamento do câncer sempre é um momento bastante delicado na vida de qualquer paciente, especialmente quando estamos falando de crianças que sofrem desta terrível doença e que acabam tendo que enfrentar o dia a dia em um hospital. Mas existem algumas iniciativas muito interessantes de determinados hospitais e instituições, envolvendo até mesmo a participação de cachorros e afins.

Conheça o cachorro labrador que ajuda crianças no tratamento do câncer

O setor da oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente abriu suas portas recentemente para a visita de um cachorro da raça labrador. O animal está inserido dentro de uma iniciativa desenvolvida no projeto “Amicão”, do Fundo Social de Solidariedade. O principal objetivo e proporcionar a alegria para as crianças de entrar em contato com um fofuxo.

A visita do cão está amparada em uma série de pesquisas feitas tanto no Brasil quanto no exterior e que mostram a importância dos cães quando o assunto é qualidade de vida dos pacientes, especialmente quando eles ainda são crianças. Um dos principais benefícios da presença do cão é amenizar a ansiedade que a grande maioria das crianças acabam tendo antes dos momentos das consultas ou dos procedimentos.

Visita

O momento da chegada do labrador Chico ao local onde estavam todas as crianças foi de grande festa e alegria para os pequenos. A instituição responsável pelos cuidados com o cachorro garante que ele esteja em plena saúde, com todas as vacinas tomadas. Além disso, durante todo o momento da visita o cachorro teve acompanhado por um treinador que trabalha de forma voluntario no projeto.

Conheça o cachorro labrador que ajuda crianças no tratamento do câncer

De uma forma geral, o público que estava aguardando pelo atendimento, tanto formado de crianças pacientes quanto dos pais e responsáveis por levar os pequenos para a consulta, aprovaram a chegada de Chico. “Minha filha ficou muito animada, ela adora cachorro e encheu o 'Chico' de carinho”, falou uma das mães que estavam no local.

O objetivo do Fundo Social de Solidariedade é criar um cronograma que leve os cães para os hospitais e instituições, sendo que a ideia é proporcionar as idas dos cachorros pelo menos uma vez por semana. A ideia também é fazer com que outras instituições abram suas portas.