Começa a valer lei que permite cães nas areias das praias do Rio de Janeiro

Texto foi publicado nesta semana no Diário da Câmara Municipal da cidade.

Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

A partir desta semana os cães estão oficialmente liberados para circularem pelas areias das praias da cidade do Rio de Janeiro. A lei sobre o assunto é de autoria do vereador Luiz Carlos Ramos Filho e foi publicada na quarta-feira no Diário da Câmara Municipal da cidade. A lei passou a valer através de um mecanismo chamado Sanção Tácita, pois terminou o prazo para que o prefeito da cidade sancionasse ou não o texto.

De acordo com o texto que se tornou a lei final, está liberada "a circulação e a permanência de cães nas areias de todas as praias do Município do Rio de Janeiro". A lei prevê que algumas medidas sejam tomadas pelos donos dos cachorros. O responsável pelo animal terá que portar o certificado de vacinação, que poderá estar tanto no formato física quanto no digital. Este certificado deve ter uma etiquete semestral de vermifugacao. A responsabilidade pela fiscalização será de agentes da prefeitura.

Os cachorros devem estar sempre acompanhados do seu responsável e na coleira. Além disso, é de inteira responsabilidade dos donos dos animais o recolhimento de dejetos que possam ser deixados na areia pelos cães. "Haverá obrigação de reparar o dano quando, na ocorrência de ato ilícito, a presença temporária ou permanente de cães implicar risco para os direitos de outrem", prevê o texto.

O texto também prevê que a prefeitura possa delimitar determinadas faixas de areia nas praias para que os cães permaneçam e circulem. Mas, até o momento, a prefeitura não anunciou qualquer tipo de demarcação.