Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Um dos principais motivos que levam uma pessoa a não ter gatos dentro de casa é a alergia. É grande a quantidade de pessoas que realmente não conseguem ficar perto dos felinos, especialmente aqueles que possuem pelos mais longos. E, realmente, o organismo dos humanos tendem a responder a entrada de pelos dos felinos com espirros, coceira na garganta e no nariz, congestão nasal, dentre outros problemas.

Cientistas desenvolvem vacina contra alergia a pelos de gato

Alguns humanos ainda desenvolvem problemas mais graves. As crises de asma, por exemplo, costumam ser muito comuns especialmente nos adultos. Para resolver este e outros problemas parecidos, um grupo de pesquisadores dentro de uma empresa suíça desenvolveu uma vacina que pode acabar com essa alergia.

"A HypoPet AG, sediada em Zurique, publicou em abril deste ano um artigo intitulado “Imunização de gatos para induzir anticorpos neutralizantes contra Fel d 1”, um dos principais alérgenos felinos a causarem efeitos em humanos, no Journal of Allergy e Clinical Immunology."

Cientistas desenvolvem vacina contra alergia a pelos de gato

A vacina está sendo chamada de HypoCat e tem mostrado "efeito contra partículas do alérgeno Fel d1, neutralizando-o, segundo quatro estudos realizados com 54 gatos. "

Mas, diferentemente das vacinas que costumam ser utilizadas pelos humanos, este produto tem como principal diferencial ser aplicado nos felinos. Por enquanto a vacina ainda está passando por um período de testes, sem previsão de lançamento no mercado.