Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

O caso das dezenas de animais que foram mortos por envenenamento na cidade de Bom Jesus, no interior do estado do Rio Grande do Sul, acabou causando uma grande comoção no estado e em boa parte do Brasil, fazendo com que a própria cidade começasse a investigar com mais rigor. Uma CPI foi instaurada e pretende ajudar a punir os culpados.

Caso dos envenenamentos em Bom Jesus (RS): CPI inicia trabalhos

A primeira reunião foi feita na tarde desta segunda-feira, dia 08 de dezembro, pelos três vereadores que foram nomeados como integrantes da CPI. O principal papel da Comissão criada é investigar uma possível participação de pessoas que fazem parte da administração municipal no caso.

Essa é a primeira vez na cidade que uma CPI é instaurada com o objetivo de investigar crimes contra animais.

Entenda o caso

No mês passado os moradores da cidade de Bom Jesus começaram a perceber uma quantidade anormal de cães mortos pelas ruas. O que era apenas alguns acabou se tornando em dezenas, até passar da marca dos 100. De acordo com os dados oficiais da prefeitura, 126 cães e mais 3 gatos acabaram sendo encontrados mortos.

Caso dos envenenamentos em Bom Jesus (RS): CPI inicia trabalhos

A suspeita é de que os cães e os gatos teriam sido mortos envenenados, o que acabou sendo confirmado depois de testes realizados por um laboratório da cidade. Uma investigação oficial por parte da polícia foi iniciada devido à grande quantidade de animais mortos.

O caso acabou tomando rumos inesperados quando a polícia acabou indiciando quatro pessoas que faziam parte da atual administração municipal, incluindo um dos secretários nomeados pelo prefeito. Alguns suspeitos foram identificados através de imagens de câmeras de segurança. A polícia acabou fazendo buscas e apreensões na casa dos suspeitos, onde teriam sido encontradas diversas provas. Dois funcionários da prefeitura acabaram confessando o envenenamento dos animais e acabaram sendo exonerados. Os outros dois não assumiram culpa.

Todos os envolvidos foram indiciados por maus tratos contra animais e também por associação criminosa.