Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Na semana passada o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina confirmou que o cachorro de resgate chamado de Barey acabou falecendo. De acordo com as informações que foram divulgadas pelos integrantes dos bombeiros, o cão morreu durante uma ocorrência realizada durante a noite.

Cão de resgate morre e recebe homenagens em SC

O cachorro estava trabalhando junto com os soldados nas buscas de pessoas haviam desaparecido no Sul do estado. Durante todo o dia, soldado e seu companheiro colaboraram com o serviço no município de Içara.

Durante as buscas que estavam sendo realizadas, o cachorro e seu tutor, soldado Rangel do 5ª Batalhão dos Bombeiros Militares de Lages, se depararam com um rio. Barney indicou, através de seus movimentos, que uma possível vítima estaria por ali. Mas, neste momento, o cachorro submergiu e não conseguiu retornar para a superfície.

Cão de resgate morre e recebe homenagens em SC

Rapidamente um grupo começou as buscas pelo cachorro, mas sem sucesso. Barney foi encontrado apenas horas mais tarde. O comunicado oficial que foi emitido afirma que o corpo do cachorro teria ficado preso no leito do rio. O corpo de Barney foi cremado em um crematório específico para cães, na cidade de São José, em uma cerimonia acompanhada por toda a corporação.

Em nota oficial, o Corpo de Bombeiros lamentou o acontecido fatídico e se solidarizou com soldado Rangel, parceiro do cão. “É uma lamentável perda para toda a comunidade de cinotecnia do CBMSC”, consta no comunicado oficial da corporação catarinense. O comunicado da corporação catarinense ainda trouxe um complemento. “Tombou em serviço, como outros bombeiros militares, exercendo a profissão. Uma perda enorme para a corporação, que ama e cuida muito dos animais”.