Por Rodrigo Bueno

publicado em Notícias

Um cachorro acabou se tornando fundamental no salvamento de um alpinista que sofreu um acidente em uma montanha na Croácia. De acordo com as informações que foram divulgadas, o pet acabou mantendo o esportista aquecido por cerca de 13 horas, até que fosse possível o resgate.

Cão ajuda no resgate de alpinista ferido

De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa local sobre o incidente, Grga Brkic estava acompanhado com outros dois alpinistas e um cão da raça Malmute-do-Alasca, que tem oito meses de idade. Eles estavam explorando as montanhas de Velebit quando Brkic acabou caindo de uma altura de cerca de 150 metros em uma encosta.

Com a queda e os ferimentos, ele não conseguia se movimentar. Seus colegas tentaram ajudar, mas não conseguiam em função das dificuldades apresentadas no local. Foi então que eles decidiram pedir ajuda para uma equipe de resgate.

Neste momento, o cão entrou em cena, indo para cima do dono, se aninhando e mantendo ele aquecido durante as 13 horas que demorou para chegar à operação de resgate no local. Ele estava a quase 1.800 metros  acima do nível do mar.

Cão ajuda no resgate de alpinista ferido

A operação contou com a participação de 27 socorristas. Quando os profissionais chegaram, acabaram se surpreendendo com a participação do cachorro no processo. “Amizade e amor entre homem e cachorro não têm limites”, disse o serviço de resgate de montanhas da Croácia em um post no Facebook .

“Os minutos e segundos antes de eles chegarem [os socorristas] se passaram muito lentamente”, disse Brkic à mídia croata.

“Este cãozinho aqui foi um verdadeiro milagre”, concluiu.