Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Mais uma cidade brasileira iniciou um movimento para implementar chips em cães gratuitamente. Uma parceria realizada entre a Prefeitura Municipal da cidade de Cachoeirinha, região metropolitana do RS, e uma ONG da região implementou um projeto para começar a implantar chips em cães da região.

Cães ganham chips gratuitamente em cidade do Rio Grande do Sul

A parceria acabou sendo resultado de um estudo feito pela prefeitura que tinha como principal objetivo fazer um levantamento do número de cães de rua na região. O poder público constato que existiu um crescimento na população de animais abandonados e que isso estava tendo um impacto nos cofres públicos.

Além de oferecer a possibilidade do implante de chips nos cães, no mesmo projeto os donos podem levar os seus cachorros para serem castrados. Além disso, alguns animais que são encontrados nas ruas da cidade também passam pelo processo de castração.

Identificando os animais

Cães ganham chips gratuitamente em cidade do Rio Grande do Sul

O projeto prevê não apenas os custos da colocação dos chips, que é feita rapidamente com um pequeno procedimento no pescoço dos cães, mas também os custos da manutenção do cadastro e do banco de dados que permite com que as informações sobre o animal sejam consultadas. Além dos dados dos donos ou responsáveis, o chip também terá informações sobre as vacinas que o animal tomou e outros dados sobre a saúde daquele indivíduo.

Para os especialistas que implementaram e hoje são responsáveis pelo projeto na cidade, a colocação dos chips nos pescoços dos animais não dá apenas mais segurança para o próprio cão, uma vez que seus donos poderão ser facilmente identificados, mas também pode resolver alguns problemas de saúde público.

Com o aumento da quantidade de cães nas ruas da cidade, também existe uma maior probabilidade que determinadas doenças acabam se desenvolvendo. Portanto o investimento nesta área pode ser importante