Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

A tragédia acontecida com o rompimento da barragem de Brumadinho acabou revelando uma série de heróis, especialmente entre os bombeiros que estão arriscando suas vidas na busca tanto pelos corpos das vítimas quanto por possíveis sobreviventes que ainda estejam sob os escombros. Mas os cães também estão tendo uma participação especial no processo de buscas.

Cães ajudam nas buscas por vítimas em Brumadinho

De acordo com as informações que foram divulgadas pelos responsáveis pelas buscas, os cachorros que estão sento utilizados nas buscas são cães treinados do corpo de bombeiros. Estes animais recebem treinamento justamente para que eles consigam buscar as pessoas que possam estar soterradas.

No caso das buscas que estão sendo realizadas em Brumadinho, existem cães que atuam no próprio estado de Belo Horizonte como também outros animais que foram levados de equipes de São Paulo e Santa Catarina. Os animais trabalham sob demanda e estão sempre sendo monitorados em relação a sua saúde.

Cães ajudam nas buscas por vítimas em Brumadinho

Segundo a corporação, 14 cães farejadores auxiliam os trabalhos. O efetivo conta ainda com 228 homens dos bombeiros de Minas, 104 bombeiros de outros estados, 64 militares da Força Nacional e 58 voluntários.

Diversas imagens dos cães que estão trabalhando nos locais do incidente de Brumadinho acabaram sendo postadas nas redes sociais pelas equipes de bombeiros que estão envolvidas. Eles estão sempre sendo acompanhados por, pelo menos, um oficial humano que seja especializado no trato com os animais.