Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Nesta semana diversas pessoas começaram a compartilhar nas redes sociais algumas fotos estranhas de cachorros que tinham a coloração da pele completamente azul. As informações que começaram a surgir posteriormente é que aqueles cães tinham sido encontrados e resgatados na Rússia. Mas, será que as postagens e as imagens realmente eram verdadeiras? Pois tudo indica que sim!

Cachorros azuis são resgatados na Rússia

O caso acabou ganhando uma repercussão na mídia do país e foi parar na imprensa internacional. De acordo com as matérias feitas, pelo menos sete cães foram encontrados com a coloração azulada na pele, sendo que todos eles estavam perto de uma fábrica abandonada de produtos químicos. A história foi registrada na cidade de Dzerjinsk.

Assim que a história começou a ganhar repercussão, muitos ativistas e protetores da causa animal acabaram indo até o local para entender melhor o que tinha acontecido com aqueles animais. Todos  os cães encontrados no local foram encaminhados para um veterinário na cidade próxima de Nijni Novgorod.

Cachorros azuis são resgatados na Rússia

Apesar da coloração azul na pele, as informações apuradas posteriormente é de que os cães estariam bem de saúde. Mas ainda não se sabe ao certo o que teria causado a alteração na coloração da pele dos animais. Tudo indica que eles possam ter tido contato com restos de substâncias da fábrica. Um ex-gerente disse à agência de notícias RIA Novosti que o local ainda armazena produtos como sulfato de cobre —que tem cor azulada.

Essa não é a primeira vez que cães com a pele azulada são encontrados. No ano de 2017, um caso muito parecido aconteceu na Índia. Animais tiveram contato com água contaminada e também tiveram alteração na cor do pelo. A mídia local informou que autoridades identificaram e chegaram a fechar a fábrica responsável por despejar resíduos não tratados no rio Kasadi, na região de Nova Mumbai.