Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

O momento da perda de um parente sempre é muito complicado e de uma tristeza profunda. E os funerais acabam sendo o ápice deste luto, uma vez que é o momento no qual as pessoas realmente se despedem. Para ajudar os familiares tristes, uma funerária na Inglaterra conta com um importante aliado: Basil, um cachorro da raça Beagle de 11 anos de idade.

Cachorro que trabalha em funerária ajuda parentes em luto

De acordo com as informações que foram divulgadas para a imprensa, o cão pertence a Rosalinda, que é dona da ia Clive Pugh Funeral Directors. Ela afirma que o pet acaba tendo um dom natural para ajudar as pessoas que estão sofrendo com a perda deus entes queridos. Por isso, ele acabou se tornando uma espécie de colaborador fixo, como cão de terapia.

“Quando as famílias organizam funerais para seus entes queridos, elas tendem a ficar confusas. Basil é muito perspicaz e parece saber que elas precisam ser consoladas e, como tal, senta-se ao lado deles para deixá-los acariciá-lo. Dá para sentir muito a tensão ao sair da sala”, explica Rosalinda.

Cachorro que trabalha em funerária ajuda parentes em luto

Basil acaba gostando de ficar perto das pessoas durante o funeral, sempre se sentando ao lado deles. Assim, ele acaba se tornando um importante suporte para este momento de dor, distraindo e até mesmo arrancando alguns sorrisos. Esperamos que para aqueles que estão sofrendo, quando vierem até nós, ter o Basil os faça sorrir ao menos por um momento. É só para aliviar o fardo dessa jornada”, diz Rosalinda.

Os cachorros dessa raça costumam ter um perfil muito alegre e afetuoso, além de serem muito inteligentes e conseguirem captar com facilidade o que está acontecendo ao seu redor. Além disso, eles também costumam se dar muito bem com as pessoas.