Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Os cachorros acabaram se tornando integrantes fundamentais nas mais variadas divisões policiais e de resgate espalhadas pelo mundo. Eles realizam uma série de atividades e desafios, sempre ajudando os humanos em atividades variadas. E alguns destes cães parecem que realmente nasceram para isso.

Cachorro resgata mãe e bebê em seu 1º dia de trabalho

Um cachorro policial chamado Max, que começou a atuar na polícia do condado de Powys, em Gales, não precisou de mais do que 24 horas para conseguir mostrar que realmente podia dar conta do recado. No seu primeiro dia de trabalho, o cachorro conseguiu resgatar uma mãe e seu bebê que estavam desaparecidos.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela polícia local, os dois estavam desaparecidos há cerca de dois dias e o cachorro foi considerado fundamental para identificar a família. O cão estava sendo treinado justamente para ser um cachorro rastreador.

Durante as primeiras horas da investigação, o policial novato e seu tutor, Peter LLoyd, inicialmente encontraram o carro abandonado da mulher próximo às montanhas, sem quaisquer indicativos de onde a mãe e a criança poderiam estar. O trabalho não era considerado como fácil, uma vez que se tratava de uma vasta área e não existiam pistas do paradeiro.

Cachorro resgata mãe e bebê em seu 1º dia de trabalho

“É aqui que as habilidades de rastreamento do cachorro policial Max realmente entram em jogo. Apesar de ter se licenciado recentemente, e em seu primeiro turno operacional, ele imediatamente iniciou uma busca em área aberta ”, comentou o inspetor Jonathan Rees-Jones, da polícia de Powys, que já havia enviado uma equipe de policiais ao local, mas não obteve sucesso em percorrer toda a extensa área.

A mulher foi localizada na encosta da montanha, tremendo de frio junto com sua filha, mas ilesas e sem qualquer ferimento “Devo dar uma menção especial a Peter Lloyd e Max”, disse Rees-Jones, “que em seu primeiro dia desde que completaram seu treinamento juntos cobriram uma quantidade significativa de quilometragem na busca, eventualmente localizando-as em segurança”.

Max acabou conquistando o respeito dos seus treinadores logo no seu primeiro dia de trabalho, uma vez que as primeiras 24 horas de trabalho geralmente são apenas um treino.