Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Mais um caso de cachorro sendo picado por uma cobra foi registrado no Brasil, dessa vez na praia de Cidreira, localizada no litoral do estado do Rio Grande do Sul. Assim como aconteceu em outros casos, essa picada também não foi por acaso. O cachorro estava tentando proteger seus donos, três crianças que estavam brincando no pátio de casa.

Cachorro é picado por cobra ao proteger donos

De acordo com as informações que foram divulgadas pela agente de defesa ambiental da prefeitura Taline Borba, a cobra foi encontrada e identificada como um filhote da raça cruzeira, e que tinha aproximadamente 40 centímetros de tamanho. Apesar de pequena, essa é uma raça considerada perigosa por conta do seu veneno.

– Ela (cobra) veio, provavelmente, do terreno baldio que eles (moradores) tinham do lado da casa. Nessa época do ano, elas costumam sair em busca de alimento por causa do calor – explica Taline.

Cachorro é picado por cobra ao proteger donos

Assim que as pessoas que estavam em casa viram o que estava acontecendo, pegaram o cachorro e levaram diretamente para um veterinário que atende na cidade. O profissional afirmou que os procedimentos foram feitos e que ele não corria mais risco, mas que deveria ficar alguns dias em observação. O caso foi registrado na semana passada.

Como forma de prevenir ataques de cobras como essas, os profissionais recomendam algumas atitudes para os donos de casas, especialmente os que moram em áreas onde existe uma grande quantidade de mato. O ideal é evitar deixar restos de materiais de construção no pátio, tais como telhas, tijolos, etc.